Torcedores de Palmeiras e Santos se aglomeraram ontem, cada grupo em um horário diferente, no embarque dos dois times para o Rio de Janeiro, onde decidirão o título da Copa Libertadores no sábado, no Maracanã. Concentrados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, de onde partiu o voo das duas delegações, torcedores usaram bandeiras, fogos de artifício e sinalizadores para incentivar as equipes, mas poucos usaram máscara.
Com horário de partida mais cedo, o Santos levou os torcedores ao aeroporto. Não houve contato dos torcedores com os jogadores. Apesar da pandemia do coronavírus, a maioria dos torcedores não utilizava máscara. O distanciamento social também não foi respeitado. O AeroPeixe, como o evento tem sido chamado pelos torcedores nas redes sociais, ocorreu em frente a uma das entradas do aeroporto.
Os jogadores titulares e parte da comissão técnica embarcaram de São Paulo para o Rio de Janeiro. Os reservas e o técnico Cuca partiram de Belo Horizonte. No noite de terça, o Santos perdeu para o Atlético-MG, no Mineirão.
Mais tarde, foi a vez de um grupo de torcedores do Palmeiras se aglomerar no aeroporto. A equipe chegou ao local recepcionada por cerca de 50 pessoas, algumas delas reunidas do lado de fora do terminal sem máscaras e sem respeitar o distanciamento.
A delegação do Palmeiras deixou a Academia de Futebol, na Zona Oeste da capital, pouco depois das 14 horas. Os jogadores e a comissão técnica embarcaram em um ônibus e receberam o carinho de funcionários do clube. Cozinheiros, faxineiros, seguranças e jardineiros se posicionaram perto do portão para demonstrar apoio e cumprimentar o time na saída rumo a Guarulhos.
No terminal de embarque, dezenas de torcedores se aglomeraram para esperar a passagem do ônibus. Apesar da pandemia do coronavírus, alguns estavam até sem máscara e reunidos em um gramado. Os palmeirenses levaram bandeiras da organizada e sinalizadores enquanto cantavam para incentivar o time.
A Polícia Militar acompanhou a movimentação para escoltar o veículo. A celebração da torcida para apoiar o elenco é chamada popularmente de Aeroporco. (E.C.)