As memórias ruins dos confrontos recentes com o Flamengo incentivam o Palmeiras a conseguir uma história diferente no jogo de hoje, às 19 horas, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro. Derrotas marcantes, crises e demissões de técnicos fazem o time alviverde se sentir mais confiante de que, agora que vive um momento positivo, pode fazer diferente neste confronto direto pelo G-4 do Campeonato Brasileiro.
Na briga pelo título e apenas um ponto atrás do Flamengo (51 contra 52), o Palmeiras vive dias de alegria pela goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians e a confortável expectativa de ter pela frente finais de Copa Libertadores e Copa do Brasil para disputar.
O time do técnico Abel Ferreira só não quer ver o rubro-negro estragar o ambiente, algo que fez nos últimos três encontros pelo Brasileirão.
O ano de 2019 foi marcante na história do confronto. As duas vitórias do Flamengo custaram as demissões de dois técnicos do Palmeiras. Luiz Felipe Scolari saiu depois da derrota por 3 a 0 no Maracanã, em setembro.
Em dezembro, o baque seria ainda pior porque, após levar de 3 a 1 dentro de casa, a diretoria do Palmeiras promoveu uma mudança radical ainda com o time dentro do vestiário. O técnico Mano Menezes e o diretor de futebol Alexandre Mattos acabaram demitidos minutos depois do apito final. A série de tropeços diante do Flamengo aumentou neste Brasileirão. No primeiro turno, o time carioca convivia com um surto de Covid-19 no elenco e até tentou adiar o jogo no Allianz Parque. Após suspense sobre liminares e tentativas de adiamento, a partida foi confirmada poucos minutos antes do horário previsto.
O Flamengo com 20 jogadores infectados, sem o técnico Domènec Torrent e com somente três titulares, escalou vários garotos da base que nunca haviam estreado pelo profissional. Ainda assim, conseguiu empatar por 1 a 1.
A atuação ruim do Palmeiras naquela tarde contribuiu para aumentar a pressão sobre o treinador Vanderlei Luxemburgo. Semanas depois, ele seria demitido depois de uma derrota dentro de casa para o Coritiba.