Em um ano com poucas partidas disputadas por conta da pandemia do coronavírus, que paralisou o futebol por cerca de três meses e provocou o adiamento ou o cancelamento de inúmeras competições, a seleção brasileira feminina fechou 2020 na oitava colocação do ranking da Fifa, que teve a sua última atualização divulgada ontem.
Com 1.958 pontos, o time comandado pela técnica sueca Pia Sundhage está empatado com o Canadá no oitavo lugar. Em relação ao último ranking de 2019, o Brasil ganhou uma colocação. Neste ano, a seleção feminina entrou em campo em apenas cinco oportunidades, todas em partidas amistosas. Foram duas vitórias, dois empates e uma derrota.
O ano começou em março com a disputa do Torneio Internacional da França. O Brasil estreou com um empate sem gols contra a Holanda, perdeu na sequência por 1 a 0 para as donas da casa e ficou na igualdade por 2 a 2 contra o Canadá na despedida da competição amistosa. Com a pandemia, o time só voltou a campo no final de novembro e início de dezembro para dois amistosos contra o Equador, em São Paulo. Foram goleadas por 6 a 0, na Neo Química Arena, e 8 a 0, no estádio do Morumbi.
A liderança do ranking da Fifa continua com os Estados Unidos, atuais campeãs do mundo, com 2.192 pontos. Agora são mais de 100 pontos a mais que a Alemanha, a vice com 2.091. Na sequência aparecem França, Holanda, Suécia, Inglaterra e Austrália na frente do Brasil. O Japão ganhou uma posição e completa a lista dos dez primeiros colocados. (E.C.)