A partida entre Palmeiras e Santos, hoje, às 16 horas, pelo Campeonato Brasileiro, marca o retorno do Morumbi ao velho papel de sediar clássicos mesmo sem a presença do São Paulo em campo. Palco tradicional do futebol paulista no século passado, o estádio perdeu espaço após divergências nos bastidores e inaugurações de novas arenas, tanto que há 13 anos o local não era escolhido pelo Palmeiras para mandar um jogo.
O clube alviverde recorreu ao Morumbi porque o Allianz Parque estará reservado para eventos de drive-in e o Pacaembu passa por obras. Uma outra opção seria mandar o clássico na Arena Barueri ou no interior. Porém, o estádio são-paulino foi escolhido por evitar uma viagem e por ter um gramado de qualidade.
Foi justamente o aluguel que afastou o Palmeiras do Morumbi. O time atuou como mandante no estádio em setembro de 2007, contra o Corinthians, e depois não voltou mais porque considerou muito elevado o valor. Em valores corrigidos, o aluguel na época custava em média R$ 210 mil. Mas a taxa subiria. "Deixamos de jogar no Morumbi por causa do preço e o Corinthians nos acompanhou nessa decisão. Fizemos um acordo com a diretoria do Corinthians para jogarmos nossos clássicos ou no Pacaembu ou no interior", relembrou o ex-presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, que era diretor de planejamento do clube em 2007. E.C.