Era para ser uma possível prévia da semifinal da Copa Libertadores. Mas será um jogo importante para abafar o momento ruim. O Palmeiras visita o Flamengo, hoje, às 16 horas, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, para buscar acabar com o clima triste no ambiente do clube e tentar encerrar a imensa euforia carioca após uma semana de ótimos resultados.
O Flamengo conquistou no domingo passado a liderança do Campeonato Brasileiro ao bater o Ceará por 3 a 0, no Castelão, e completou a jornada ao passar pelo Internacional na quarta-feira e voltar à semifinal da Libertadores após 35 anos. O êxtase toma conta da torcida rubro-negra e o Maracanã deve receber mais de 60 mil torcedores.
Por outro lado, o Palmeiras acumulou nos últimos dias a eliminação na Libertadores diante do Grêmio e amargou nos dias seguintes um ambiente ruim. A torcida reclamou do resultado, o elenco admite a necessidade de melhorar e a diretoria, pressionada, convocou uma entrevista coletiva para defender o trabalho realizado no planejamento do elenco para 2019.
Para aumentar a tristeza alviverde, o encontro com o Flamengo repete o que seria a semifinal da Libertadores caso tivesse se classificado diante do Grêmio. O compromisso no Maracanã marca o início de uma nova fase na temporada, com apenas o Campeonato Brasileiro para disputar e também para salvar uma temporada até agora sem títulos.
A partida traz ao Palmeiras o desafio de encarar o maior rival de outro Estado. O Flamengo se tornou nos últimos anos o principal adversário nacional fora do âmbito paulista, ao polarizar com o clube as disputas pelos títulos dos Campeonatos Brasileiros de 2016 e 2018, em concorrências marcadas por muitas provocações entre as torcidas e até entre os próprios elencos.
A rivalidade se estendeu também ao mercado de transferências. Os clubes ficaram marcados nas últimas janelas por investimentos elevados em reforços, como foi o caso do time carioca, que aplicou mais de R$ 100 milhões em contratações para 2019. "O Palmeiras tem uma grande equipe, nós também. Dentro da nossa casa, nós somos fortes. Nos 90 minutos, vence quem estiver mais focado", disse o zagueiro Rodrigo Caio, do Flamengo.
O técnico Luiz Felipe Scolari terá como principal novidade no Palmeiras a presença do volante Felipe Melo. O jogador conseguiu efeito suspensivo e está livre de cumprir uma punição de quatro partidas. A principal dúvida é o meia Bruno Henrique, com dores após ter sofrido uma pancada no pé direito.
Além de opor os dois clubes mais ricos do futebol brasileiro e que brigam pela primeiras posições, a partida vai marcar o primeiro encontro entre Jorge Jesus e Luiz Felipe Scolari. Admirados em Portugal, onde foram vitoriosos - o flamenguista com o Benfica e Sporting e o palmeirense no comando da seleção do país lusitano - os dois técnicos são amigos há mais de 15 anos, mas ainda não se enfrentaram.