Valorizar e celebrar a arte independente é o ponto de partida da 14ª edição do festival Dezindie, que acontece no próximo fim de semana, dias 12 e 13 de abril, no Parque Botyra Camorim Gatti, em Mogi das Cruzes. O evento gratuito, promovido pela Poranduba Coletivo Cultural reunirá mais de 100 artistas de diferentes estados. A programação começa neste sábado (5) com um pré-evento gratuito em frente ao Centro Cultural (Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 - Centro). O local receberá as bandas Dami Guita (17h), Drama em Crise (18h), DJ BDSM (19h), Operação Prato (20h) e Caravaggio (21h). 

Segundo Caio Costa Amaro, um dos fundadores e representante da entidade, que completa 20 anos em 2025, serão 16 apresentações musicais no próximo fim de semana, além de debates, exposições, teatro e uma roda de conversa com o escritor e ator Lourenço Mutarelli. Além do evento neste sábado (5), no Centro Cultural, na próxima sexta-feira, dia 11, véspera do festival, o Galpão Arthur Netto, também em Mogi, sediará um encontro cultural sobre políticas públicas para a cultura e inclusão. 

O bate-papo no Galpão, a partir das 16 horas, segundo Caio, será mediado por uma neuropsicóloga e contará com a participação de artistas e produtores. Em seguida, às 19 horas, o escritor, quadrinista e dramaturgo Lourenço Mutarelli conversa com o público sobre sua obra, que inclui os livros 'O Cheiro do Ralo' (2002), 'Natimorto' (2004) e 'Miguel e os Demônios' (2009). O Galpão fica na rua Rui Barbosa, 248, no Centro.

Festival 

O sábado (12) vai abrir o festival e será marcado por oito shows para agitar o público, com destaque para o cantor e guitarrista Gabriel Thomaz, que subirá ao palco às 16h. A banda Side se apresentará às 18h, seguida por Topsyturvy, às 20h. No mesmo dia, às 17h, a companhia Clara Trupi de Ovos y Assovios apresenta o espetáculo teatral "A Última Flor do Outono".

No domingo (13), o festival continuará com mais oito apresentações, reunindo uma diversidade de estilos e ritmos. Uma das atrações do dia será o rapper MC Beto Criolo, que se apresentará às 16h, seguido pela multiartista baiana Natania Borges, às 17h. O evento terminará com a apresentação da banda Indaiz, às 21h, fechando a programação desta edição do Dezindie. 

Para Caio, o Dezindie não só valoriza a produção artística regional, mas também fortalece o diálogo entre a classe artística e a sociedade. Como parte desse movimento, outras ações formativas que fazem parte da programação do festival ocorreram nos dias 23 e 29 de março, com cursos sobre Leis de Incentivo e Fomento, realizados em parceria com a Sociedade Ambiental de Taiaçupeba (SAT) e a Jabuti Prema. As formações, em Taiaçupeba e Jundiapeba, foram voltadas para o fortalecimento do conhecimento e a capacitação da comunidade artística local 

Dezindie

Realizado desde 2006, o Dezindie é uma das iniciativas culturais mais antigas de Mogi das Cruzes, promovendo expressões artísticas independentes. O evento, financiado pelo Programa de Fomento à Cultura de Mogi das Cruzes (PROFAC) e pela Prefeitura de Mogi, já recebeu quase 200 atrações musicais e cerca de 800 músicos, além de mais de 250 expositores nas feiras de artes.

Confira o Line-up completo:

Sábado – 12/04
14h - Frattura
15h - Shaytan
16h - Gabriel Tomaz
17h - Depois da Tempestade
18h - Side
19h - White Canyon & The 5th Dimension
20h - Topsyturvy
21h - Restivo

Domingo – 13/04
14h - Waldir Vera Trio
15h - Marcos Favela & DJ Kriador
16h - Beto Criolo
17h - Natania Borges
18h - Bruxos Modernos
19h - Errante Andaluz
20h - Colettive
21h - Indaiz

*Texto supervisionado pelo editor