Os vereadores de Suzano votarão, nesta quarta-feira (22), um projeto de lei complementar que busca reforçar a fiscalização e a correção de irregularidades na ocupação de postes e equipamentos instalados no município. A proposta é de autoria do vereador João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo.
O projeto altera a lei complementar nº 360/2021. Se for aprovado, passará a incluir no artigo 3º a determinação de um regime de colaboração entre o município e a concessionária responsável pela rede de energia elétrica para controlar a ocupação irregular de postes e equipamentos.
De acordo com o texto, a concessionária deverá comunicar ao órgão municipal competente as irregularidades identificadas em sua infraestrutura que possam comprometer a segurança pública, o ordenamento urbano, o meio ambiente e a acessibilidade. Também deverá fornecer, quando solicitado, informações sobre ocupações autorizadas, situações de risco identificadas em inspeções técnicas e as medidas adotadas para correção.
A proposta estabelece que essas comunicações devem ser feitas em até 15 dias, prazo que pode cair para 24 horas em casos de risco iminente. A concessionária também poderá informar as providências adotadas e eventuais limitações técnicas ou regulamentares.
O descumprimento injustificado das obrigações poderá resultar em comunicação aos órgãos reguladores, representação ao Ministério Público e outras medidas cabíveis pelo município. O projeto também prevê que a população possa informar situações de risco, que serão encaminhadas à concessionária para análise e resposta.
Para João Sabugo, mesmo após mais de quatro anos da criação da lei, os problemas com fiação irregular, postes sobrecarregados e cabos soltos continuam causando transtornos. “A persistência desses problemas ocorre, principalmente, pela dificuldade de fiscalização efetiva e pela necessidade de maior integração entre os órgãos municipais e a concessionária de energia elétrica”, afirmou o vereador.
Medalha Suzano Brandão
Também está na pauta o projeto de decreto legislativo que concede a Medalha Suzano Brandão ao fisioterapeuta Luiz Antônio Fidalgo. A proposta é de autoria do vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho.
A sessão ordinária começa às 18 horas e é aberta ao público. Os trabalhos podem ser acompanhados no Plenário (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista), pelo canal da Câmara no YouTube ou pela página oficial no Facebook.
Cidades
22/04/2026 às 10:06
Vereadores votarão projeto para reforçar fiscalização da fiação irregular em postes
Por: Portal News
Se for aprovado, passará a incluir no artigo 3º um regime de colaboração entre o município e a concessionária responsável
A proposta é de autoria do vereador João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano