A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou, na manhã desta quarta-feira (27), o aplicativo SOS Mulher Mogiana, que permitirá a mulheres com medidas protetivas acionar rapidamente, pelo celular, agentes da Patrulha Maria da Penha, equipe de proteção às mulheres vítimas de violência da Guarda Civil Municipal (GCM). Em fase final de implementação, o app funciona como uma ferramenta de emergência para ser acionada em situações de risco e foi desenvolvido em parceria entre as Secretarias da Mulher e de Segurança Pública.
O lançamento, que ocorreu no Prédio II da Prefeitura, no Centro, reuniu autoridades e integrou a programação do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. De acordo com o secretário municipal de Segurança, coronel Gilberto Ito, atualmente 281 mulheres são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha e já poderão utilizar o aplicativo. Ele explicou que a tecnologia funciona como um botão de pânico, acionando a central de segurança e permitindo resposta mais rápida das equipes. Ito afirmou ainda que há estudos para ampliar o alcance do sistema futuramente.
A secretária da Mulher, Livia Bolino, afirmou que o aplicativo representa um reforço à rede de apoio já existente no município. “A Patrulha Maria da Penha só me surpreende positivamente. Desejo que seja um momento perene na nossa cidade, em que as mulheres sigam conquistando o seu espaço”, destacou.
A prefeita Mara Bertaiolli também ressaltou o impacto da iniciativa e a obrigação do poder público em defender, acolher e escutar as mulheres: “A gente não pode achar que a violência acontece só na rua. Ela acontece dentro de casa. Estamos fazendo isso não só para as mulheres, mas também para as meninas, para as jovens, para que a mulher na cidade se sinta segura, respeitada. Todo mundo diz que briga de marido e mulher não se mete a colher, se mete sim”, comentou.
Francimário Vieira, o Farofa, presidente da Câmara Municipal, também participou do evento e destacou os avanços de políticas públicas voltadas ao atendimento das mulheres no município, como a criação da Secretaria da Mulher, no início deste ano. Ele ressaltou que iniciativas como o aplicativo podem agilizar a resposta em situações de emergência. “Às vezes, um minuto ou dois minutos conseguem salvar uma vida”, afirmou.
Além de secretários municipais e o presidente da Câmara, estiverem presentes no lançamento a presidente do Fundo Social de Mogi, Maira Cusatis, membros da Patrulha Maria da Penha e outros agentes da GCM, representantes da Polícia Civil e outras autoridades, como os vereadores Rodrigo Romão, Bi Gêmeos, Malu Fernandes, Priscila Yamagami.