A Prefeitura de Itaquaquecetuba entregou na quarta-feira (2) a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Recanto Mônica. Com estrutura moderna, nova identidade visual e atendimento humanizado, o novo espaço foi criado para ampliar o acesso da população aos serviços de atenção primária à saúde.
São cinco consultórios clínico, pediátrico, ginecológico, obstétrico e odontológico, e outras cinco salas de enfermagem, vacinação, triagem com escuta qualificada, coleta e farmácia, dando mais conforto e agilidade no cuidado aos pacientes.
Também há ambientes de suporte como expurgo, esterilização, copa, estoque, setor administrativo, banheiros acessíveis, além de uma área de convivência voltada ao bem-estar da equipe. "A estrutura da unidade ficou linda e estamos comprometidos em investir no cuidado ao munícipe", disse o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
Antes de ganhar cara nova, a unidade realizava cerca de 6 mil atendimentos médicos por mês. A estimativa é aumentar em 15% a oferta de consultas. Na área odontológica, o número de procedimentos deve mais que dobrar: até então eram realizados cerca de 220 por mês e a expectativa é de um crescimento de até 150%.
A coleta de exames laboratoriais, que registra 850 atendimentos mensais, também será reforçada, com previsão de aumento de até 30% na capacidade. "Não é só a UBS Recanto Mônica que está de cara nova. É a saúde de Itaquá como um todo. Tudo isso graças ao trabalho comprometido da Secretaria de Saúde", destacou o secretário de Saúde e Assistência Social, Gabriel Rocha.
O prefeito Eduardo Boigues também falou dos avanços na saúde. "Mais uma unidade entregue, cumprindo o que prometemos de investir em saúde de qualidade, com atendimento humanizado, estrutura de qualidade, mais profissionais e mais agilidade no atendimento. Essa é a cidade que queremos, em constante evolução", finalizou.
Cidades
03/07/2025 às 16:29
Itaquá entrega UBS Recanto Mônica e amplia oferta de serviços de saúde
Por: Portal News
Unidade tem cinco consultórios e cinco salas de atendimento

Com a entrega, a estimativa é aumentar em 15% a oferta de consultas por mês
Foto: Dayane Oliveira/PMI