Em coletiva de Imprensa na tarde desta quarta-feira (9), o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PL) apresentou um relatório, destacando as conquistas de todas as secretarias durante os 100 dias de seu segundo mandato que deve estar mais focado nas áreas de saúde e infraestrutura. Ele estava acompanhado do vice-prefeito, Rogério Tarento (PSD) e dos secretários Marcello Barbosa (Governo) e Angela Quirino (Habitação). O encontro aconteceu no Centro Municipal de Avaliação Educacional de Itaquaquecetuba (CMAEI).

A saúde e infraestrutura devem ter maior destaque no novo mandato, segundo Boigues, mantendo também investimentos nas áreas de educação, saneamento, entre outros. Entre as obras e ações entregues na saúde, foram enumeradas: reinauguração da Unidade Saúde da Família (USF) Miray; lançamento do Programa Agiliza Sus, com mais de 9 mil procedimentos realizados desde fevereiro, por meio de mutirões de oftalmologia, vascular e vasectomia; Dia Delas, mutirão com 1.040 mulheres atendidas; capacitação para líderes da saúde - gestão de pessoas e lideranças; capacitação para agentes comunitários de saúde - diabetes e doenças cardiovasculares; Bloco da Prevenção- ação de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no carnaval, e a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela;

Entre obras e infraestrutura nos 100 dias do novo mandato, foram 20 ruas e avenidas recapeadas, instalação de 143 placas de sinalização em 25 ruas, modernização de sete grupos focais de semáforos, implantação de 76 peças de tachas reflexivas, 8.945 metros quadrados de sinalização horizontal, abrangendo 178 ruas do município, reforma de 20 abrigos de ônibus, cinco córregos limpos e desobstruídos e 29 mil buracos tapados. A cidade ainda conta com 63 pontos espalhados de Wi-Fi instalados.

Novidades

Na semana que vem, será anunciado um novo clube para representar oficialmente a cidade: Itaquá Atlético Clube (IAC). De acordo com o prefeito o Aster, que foi destaque na edição da Copa São Paulo de Futebol Junior - a Copinha - em 2024, não conseguiu cumprir todas as cláusulas e houve a rescisão do contrato. A cidade continuará sediando a Copinha em 2026.

A  reintegração de posse da ocupação Kaplas, que existe desde 2021, está marcada para o dia 21. As famílias, segundo Boigues, receberam a selagem (cadastro) da Secretaria de Habitação e serão encaminhadas para fazer inscrição no cadastro social e conseguir sua moradia, por meio dos programas habitacionais.

No próximo dia 23, Itaquá terá o Escritório de Regularização Fundiária Regional, para que, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo consiga dar suporte para outras cidades na regularização de imóveis.

A Câmara de Itaquá aprovou a criação do Dia do Motociclista, que será comemorado no dia 30 de abril. No dia 1 de maio, o prefeito deve comemorar com a categoria, inaugurando a Concha Acústica, no Parque Ecológico, na Festa do Trabalhador.