Em alusão ao Dia do Consumidor, celebrado neste sábado (15), o Procon de Suzano preparou uma ação especial para auxiliar a população. Nesta sexta-feira (14), o Procon Móvel estará na Estação de Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), localizada na rua Prudente de Morais, 473 – Vila Amorim, das 9 às 16 horas. Segundo Daniela Itice, diretora do Procon, ação traz atendimento e orientações aos consumidores.
“Percebemos que essas ações são as que mais dão resultados para população, as que mais auxiliam, e é esse nosso objetivo, além de orientar, conseguir auxiliar as pessoas que não conseguem ir até a sede. Então, quem está passando, pegando trem, consegue tirar suas dúvidas ou abrir uma reclamação ali mesmo”, comentou a diretora. “A intenção do Procon não é somente fiscalizar e multar os fornecedores. Nossa função é orientar. O consumidor orientado não vai cair em nenhum golpe, assim como o fornecedor orientado não vai lesar os consumidores”, completou.
Orientações
Além disso, Daniela traz orientações para consumidores neste mês de março, conhecido como “Mês do Consumidor”, marcado por promoções. “O ‘Dia do Consumidor’ é uma data estratégica para o varejo que aproveita para tentar impulsionar as vendas com maiores descontos. Todo comércio aproveita o Mês do Consumidor, o que há uns 10 anos começou a ter mais força”, destacou. Segundo ela, pesquisar os preços, verificar a procedência de lojas e atenção redobrada na hora do pagamento são boas estratégias para economizar e não cair em golpes.
Em compras on-line, o cuidado deve ser redobrado. “Tivemos um aumento muito grande do comércio eletrônico, muitas vendas on-line, por aplicativos e redes sociais. Isso foi muito bom, mas ao mesmo tempo aumentou o número de golpes absurdamente, por isso é importante tomar muito cuidado com aquilo que está comprando”, destacou Daniela.
Para evitar cair em golpes, a diretora explica que é importante evitar comprar em redes sociais sem averiguar a procedência da loja, o que pode ser feito checando se o CNPJ está ativo. No momento do pagamento em Pix, a recomendação é verificar se o nome do beneficiário é o mesmo da loja que está vendendo. Outra dica é verificar o valor do frete, que às vezes pode dobrar o valor final da compra. “Não compre por impulso. Às vezes você está querendo alguma coisa, você acha que está muito barato e acaba comprando. Mas, você está precisando? É assim que as pessoas entram no endividamento”, alertou.
Já nas lojas físicas, é necessário verificar a integridade do produto. “Acontece de venderem um produto que não é original. Então, a pessoa tem que tomar cuidado, precisa ter conhecimento do que ela está comprando, se o produto é original ou uma réplica”, ressaltou. Outra dica é pesquisar os preços antes e ficar monitorando para ter uma média de preço e saber se está recebendo um bom desconto.
Nos casos de compras realizadas pela internet ou telefone, ela aponta que é possível fazer o uso do direito de arrependimento. “Esse direito só é válido para compras em que você não vê o produto, ou seja, pela internet. A partir do momento em que você recebe o produto, você tem o prazo de 7 dias para devolução ou contestação entrando em contato com o fornecedor”, esclareceu.
Já em casos de golpe, a recomendação é contatar imediatamente o banco e fazer um Boletim de Ocorrência. “Esses golpes são crimes, estelionatos. Por isso, pedimos que sempre olhe na hora de pagar, olhe o beneficiário para quem você está pagando, precisa ser a mesma pessoa de quem você está comprando. Se for uma pessoa diferente, não arrisque, não compre. E se o produto que você está comprando estiver muito barato, desconfie”, finalizou Daniela.