Em cumprimento à tradição anual do poder público mogiano, a prefeita Mara Bertaiolli (PL) esteve na tarde desta terça-feira, 4, na sede da Câmara, onde participou da abertura do Ano Legislativo de 2025, quando também acontece a primeira sessão ordinária.
De forma pioneira na história da Casa de Leis, o poder Judiciário foi representado na solenidade, da qual participou a juíza Ana Carmem de Souza Silva, diretora do Fórum de Mogi das Cruzes.
Os trabalhos parlamentares foram conduzidos pelo presidente da Câmara, Francimário Vieira (PL), o Farofa, com o vereador Edson Santos (PSD) na primeira secretaria e o parlamentar Maurinho do Despachante (PRD) na segunda secretaria.
Além deles, compuseram a mesa diretiva o vice-prefeito, Téo Cusatis, Filipe Hermanson, secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Guilherme Sever, secretário municipal de Governo e Transparência, Maira Cusatis, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e Neusa Marialva, chefe de gabinete.
Cada um dos 23 vereadores teve três minutos para fazer saudação em Plenário.
A juíza Ana Carmem de Souza Silva falou em nome do Judiciário. “O início de um novo ciclo é uma incrível oportunidade de renovação. Desejo um ano produtivo, pautado na ética e na busca incansável pelo interesse público. Contem sempre com o poder Judiciário. Fiquei muito contente em estar presente com os senhores”.
Em seguida, foi dada a palavra à prefeita. “Tenho orgulho de cada um dos integrantes da minha equipe. Hoje, reafirmo o meu compromisso e o meu respeito a todos os vereadores e vereadoras eleitos pelo povo mogiano. Há 34 dias, estou à frente da Prefeitura. Já estamos nas ruas, recuperando estruturas e promovendo o choque de gestão necessário para colocar tudo de volta em funcionamento. Agradeço aos secretários pela união e dedicação”.
Mara enfatizou a importância de superar as divergências partidárias.
“Não temos partido. Nosso partido é a Cidade de Mogi das Cruzes. Dou boas-vindas ao ano legislativo. Mogi precisa do nosso trabalho. Existem partidos políticos e ideologias. Mas peço a colaboração de todos. O resultado desta união será o bem de Mogi. Na próxima segunda-feira, às 15 horas, teremos uma grande reunião de trabalho para garantir que a nossa Cidade apresente grandes resultados”.
Logo depois, discursou Farofa. “Esta Casa de Leis está à disposição de todos aqueles que querem o bem de Mogi das Cruzes. O bom relacionamento entre os três poderes é fundamental. Fico feliz em ter a oportunidade de conversar com todos os vereadores e ouvir e notar que todos estão comprometidos com o desenvolvimento do nosso Município. Os vereadores são os agentes públicos que estão mais próximos do povo mogiano. Aqui, as pessoas entram diretamente em nossos gabinetes. Quando o vereador leva uma demanda ao Executivo, não é para roçar o próprio quintal. É para ajudar quem mais precisa. Vamos ajudar na Educação, na Saúde, no Transporte, na Segurança Pública etc.”.
Mara Bertaiolli entregou um relatório financeiro com o balanço de cada uma das secretarias para que os vereadores possam consultar e conferir. “Também temos um plano de ação, que estamos deixando com o presidente Farofa à disposição de todos os senhores vereadores”.
Farofa disse que o gesto foi um sinal de consideração aos parlamentares mogianos. “Isso é uma grande demonstração de respeito para com esta Casa de Leis”.