Os secretários estaduais Natália Resende, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e Rafael Benini, de Parcerias e Investimentos, foram recebidos pela prefeita Mara Bertaiolli, nesta terça-feira (11), no prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Segundo os secretários, está previsto um investimento de US$ 45 milhões para obras de coleta e tratamento de esgoto em Mogi, além das obras com a concessão da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), como a extensão até Cezar de Souza e a reconstrução das quatro estações, com aplicação de R$ 1,6 bilhão.
“Essas tratativas de projetos e parcerias estão sendo feitas, e vocês verão logo o resultado. Quero ressaltar o quanto a cidade estava esquecida durante esses anos e o quanto o Governo do Estado está a disposição para voltar a fazer a cidade crescer, na mobilidade, saneamento, e com um olhar especial para os nossos chacareiros. Mas, o mais importante, a disposição de todos os secretários do governador de vir até a cidade de Mogi das Cruzes”, comentou a prefeita.
Segundo Natália, o município está dentro do plano que será feito em conjunto com o Governo do Estado e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), com R$ 9 milhões de investimento. Além disso, está previsto a aplicação de US$ 45 milhões para obras de coleta e tratamento de esgoto em Mogi das Cruzes.
A secretária explicou que o processo de operação e manutenção também serão pensados para sustentabilidade da cidade. “Vamos fazer essas obras, e olhar também dentro do Universaliza, uma forma regional para operação e manutenção, porque é importante fazermos a obra e olharmos a questão de perda de água, que é alta em Mogi. Então, queremos ver junto com a prefeitura como faremos e dentro do Universaliza pensar em um médio longo prazo para termos uma sustentabilidade também da operação e manutenção”, comentou.
Destaque também para o início de trabalhos de micro e macrodrenagem na região. “Estamos vendo com a prefeitura o que precisa no aspecto de drenagem para começar o plano de macrodrenagem no Alto Tietê, com apoio técnico da SP Águas e da Secretaria também. Já vamos começar este ano”, disse Natália.
“Nós temos uma parceria forte com a Prefeitura de Mogi e queremos alavancar mais investimentos olhando para sustentabilidade, parte ambiental, social, econômica e financeira, não só no curto prazo, mas no médio e longo prazo também. Já no início do ano nós viemos com as equipes da SP Águas no rio Jundiaí, e isso ajudou muito para mitigar as enchentes, mas sabemos que precisamos fazer mais”, completou. “Nós queremos deixar um legado”, finalizou.
Parceria e Investimentos
O secretário Rafael Benini destacou a concessão da Linha 11-Coral, com a extensão até o distrito de Cezar de Souza, a reconstrução das quatro estações e a retirada de passagens de nível das estações, trazendo mais acessibilidade e melhorando as condições de trânsito. Outros projetos tratam do início do projeto executivo do trecho sul do anel viário, a construção da ponte da Volta Fria, além da duplicação das estradas Evangelho Pleno e da Pedreira. “Foi uma conversa muito produtiva e que vai resultar em várias obras aqui para Mogi, que vão beneficiar tanto a população quanto a logística da região”, destacou.
Na ocasião, Augusto Almudin, diretor da Companhia Paulista de Parcerias e responsável pelo projeto de concessão, apresentou as previsões para mobilidade e reestruturação nas estações de trem de Mogi. As mudanças serão feitas a partir da concessão das Linhas 11, 12 e 13, que após o leilão que deve ser realizado no dia 28 de março passará a ser administrado pelo setor privado pelos próximos 25 anos. “Isso tudo, estamos contemplando na concessão, mas nós não queremos apenas fazer a melhoria da infraestrutura existente, queremos também, fundamentalmente, expandir o serviço público de transporte ferroviário de passageiros”, comentou o diretor.
Com investimento previsto de R$ 1,6 bilhão, provenientes do Governo do Estado e da futura concessionária, o projeto prevê melhorias no nível de conforto e acessibilidade de todas as estações, estendendo a Linha 11 para o distrito de Cezar de Souza, reformas estruturais e reconstruções em todas as estações da cidade, e acréscimo de capacidade e oferta de lugares, diminuindo também o intervalo de trens.
Além disso, está previsto na concessão a construção de passarelas, viadutos ou túneis em todas as passagens de nível que existem na cidade. “Quando vedamos a faixa de domínio, conseguimos desenvolver velocidades maiores e atender população em um intervalo menor”, destacou.
O plano será dividido em ciclos de 5 e 7 anos, sendo que em 5 anos está previsto o investimento de R$ 465 milhões, abrangendo acessibilidade e segurança, obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), revitalização de sanitários e demais instalações e melhorias das rotas de integração com terminais urbanos de ônibus. “Então nesse primeiro ciclo de investimentos, pretendemos que a concessionária termine todas as obras necessárias para que a população consiga se beneficiar de todos os investimentos”, salientou.
O leilão da concessão está marcado para o dia 28 de março. “Temos quatro grupos interessados nesse projeto, com a confirmação de dois que vão participar do leilão, então temos muita confiança que esse projeto vai dar certo. Mas, de qualquer forma temos um plano B. A CPTM também está estudando as mesmas reformas, pois caso a concessão dê em deserto a CPTM faça as reformas. Mas, hoje temos muita confiança que o projeto vai dar certo”, comentou o secretário.