O Legislativo de Mogi das Cruzes, representado pelo presidente Francimário Vieira Farofa (PL), participou, na manhã desta quinta-feira (13), de uma visita à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), em parceria com a Prefeitura Municipal. A comitiva, composta por autoridades do Poder Público, foi recebida pela delegada titular, Dra. Silmara Marcelino, e sua equipe. Durante o encontro, foram apresentadas demandas para aprimorar os serviços da delegacia, incluindo a necessidade de um espaço maior para a Delegacia.
A Delegacia de Defesa da Mulher busca apoio do município para se transferir para um imóvel vizinho, disponível para aluguel. O novo espaço, com aproximadamente 460 metros quadrados de área construída, proporcionaria um ambiente mais amplo e adequado, garantindo um atendimento mais digno e eficiente às vítimas. A ampliação permitiria melhorias no fluxo de atendimento, a criação de um espaço para assistência jurídica e a implementação de uma área específica para o acolhimento de crianças.
Os representantes da Câmara Municipal, da Prefeitura e da Delegacia de Defesa da Mulher realizaram uma visita técnica ao imóvel e constataram que ele atende plenamente às necessidades da delegacia. Otimista, a secretária municipal de Gabinete, Neusa Marialva, afirmou que a Prefeitura analisará os contratos existentes e a viabilidade jurídica do aluguel do espaço, garantindo o empenho do Poder Executivo para viabilizar a mudança.
A secretária também destacou que uma das prioridades do governo da prefeita Mara Bertaiolli (PL) é fortalecer a parceria com o Estado para ampliar a Patrulha Maria da Penha e melhorar o atendimento da delegacia, incluindo a implantação de um Agrupamento Especializado 24 horas.
O presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa, reforçou a importância de oferecer um ambiente seguro e acolhedor para as vítimas de violência. Ele ressaltou que a ampliação da delegacia é uma prioridade para o município e que esforços estão sendo feitos para melhorar a segurança pública. "A Delegacia de Defesa da Mulher é um equipamento essencial para a segurança do nosso município, e o atual espaço já não comporta toda a demanda. Vamos buscar alternativas para oferecer um local maior e aprimorar o atendimento na cidade", afirmou.
Também participaram da visita a secretária de Assistência Social, Daniela Mariano; a secretária adjunta de Segurança Thais Nascimento; e Lívia Alessandra Bolina, futura secretária municipal da Mulher (Pasta que será criada pelo atual governo).