O Mercado Municipal de Mogi das Cruzes, tradicionalmente conhecido como Mercadão pelos mogianos, recebe cerca de 2 mil pessoas diariamente. De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o equipamento possui 118 boxes que, em datas comerciais, especialmente em dias que antecedem eventos como Páscoa e Natal, recebe um número ainda maior de visitantes. 

Distribuídos em dois pavimentos, os boxes são ocupados por permissionários que comercializam uma ampla variedade de produtos alimentícios, como hortifruti, laticínios, açougues, peixarias, lanchonetes com opções para consumo imediato; e oferta de serviços diversos instalados no primeiro andar do espaço.

A administração municipal explica que alguns permissionários ocupam mais de um box, de acordo com o tipo de permissão de uso remunerada e procedimento licitatório. Sendo assim, o valor transferido por cada permissionário para ocupação do box, com base no termo de permissão remunerada, é arrecadado para o fundo municipal do Conselho de Abastecimento de Alimentos e Bens de Consumo, o qual decide sobre sua utilização.

Em meio ao desenvolvimento da maior cidade do Alto Tietê, com quase 500 mil habitantes e 721 quilômetros quadrados de extensão, o Mercadão é uma tradição para os mogianos há mais de um século. Por mês, milhares de visitantes circulam pelo espaço, que garantem o peixe fresco para a Páscoa, flores para o Dia das Mães, variedades para a ceia de fim de ano ou que simplesmente elegem o Mercadão como passeio.  

Um pouco de história
Fundado em 1858, o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes é uma parte fundamental da identidade e história da cidade. Nasceu em 1858, no Largo da Matriz, depois mudou para o atual endereço, mas em 1965 foi demolido para dar lugar ao prédio atual. 

Com localização privilegiada, no Centro da cidade, a estrutura recebeu ações de requalificação nos últimos 3 anos, como a pintura do piso e das pilastras, melhorias na cobertura, instalação de bancadas e bancos para os frequentadores, além de eventos e feiras ligadas à agricultura.

O Mercado Municipal, localizado na rua Coronel Souza Franco, 440 – Centro, funciona de segunda-feira a sexta, das 7h às 17h, aos sábados, das 7h às 16h, e aos domingos, das 7h às 12h.