O prefeito Caio Cunha autorizou, na tarde desta quarta-feira (03/07), o início das obras de transformação da atual rotatória da praça Kazuo Kimura, conhecida como Rotatória do Habib’s, em um sistema viário para a melhoria da fluidez do local, que recebe cerca de 90 mil veículos por dia. 

As obras serão desenvolvidas pela Construtora Kamilos, vencedora do processo licitatório, e terão investimento de R$ 5.948.827,74, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e contrapartida municipal. O contrato tem previsão de seis meses para execução.

“O início das obras é muito significativo pelo impacto positivo para o trânsito e pelo símbolo que ela representa. Atualmente, as pessoas que vêm da Região Nordeste da cidade, como bairros do Rodeio, Vila Nova Mogilar e Cezar de Souza perdem de 25 a 40 minutos no trânsito em um curto espaço. A obra vai trazer melhoria para a mobilidade urbana e para a vida das pessoas”, disse o prefeito Caio Cunha.

Nos primeiros dias das obras, a praça Kazuo Kimura receberá os tapumes e serão iniciadas as intervenções de preparação, com a retirada das árvores, que serão transplantadas para o viveiro da Prefeitura. Na sequência, a empresa começará os trabalhos para a construção no novo cruzamento que substituirá a rotatória. Ao mesmo tempo, a estrutura das pontes a serem instaladas sobre o córrego Lavapés, na avenida Yoshiteru Onishi, será construída em outro ponto, para depois ser encaminhada para o local.

“A obra não vai afetar o trânsito de imediato porque os trabalhos começarão a ser feitos no interior da rotatória. Todas as intervenções serão planejadas sempre buscando minimizar o impacto na circulação de veículos”, completou o prefeito, ao lado do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, e da secretária municipal de Mobilidade Urbana, Miriam Benites.

Também participaram da cerimônia de início das obras do novo complexo viário os vereadores Marcos Furlan, Johnross Jones Lima e Juliano Botelho, além de secretários municipais e representantes da Construtora Kamilos.

O projeto

Para a elaboração do projeto, foram desenvolvidos estudos de viabilidade técnica, de impacto viário, bem como contagens e simulações computadorizadas sobre o trânsito no local e seu entorno para que o projeto do novo complexo viário pudesse ser desenvolvido. Todas as licenças necessárias foram obtidas, assim como a outorga do DAEE para a realização das obras de transposição sobre o córrego Lavapés.

A rotatória existente atualmente na praça Kazuo Kimura será transformada em um cruzamento com semáforos. As conversões à esquerda para os veículos que circulam pela avenida Francisco Rodrigues Filho e desejam acessar as avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi serão proibidas. Estes movimentos de tráfego serão possíveis com a utilização da nova via que liga a rua Professor Ismael Alves dos Santos e a avenida Yoshiteru Onishi.

Outra opção será a transposição do córrego Lavapés que será construída na altura da rua Newton Straube e permitirá a saída de veículos da Vila Nova Mogilar pela avenida Yoshiteru Onishi em direção ao Centro Cívico. Uma outra transposição será construída na altura da nova via já construída e será utilizada pelos motoristas que desejam seguir para a região da Vila Nova Mogilar ou para as proximidades da Fatec.

A primeira etapa para a viabilização do projeto foi realizada pela Prefeitura entre 2021 e 2022, com a abertura da nova via que ligará a rua Professor Ismael Alves dos Santos à avenida Yoshiteru Onishi . A nova via deverá ter o trânsito liberado na próxima semana.

Para facilitar a mobilidade dos moradores dos condomínios localizados na pista marginal da avenida Francisco Rodrigues Filho, o canteiro na altura do cruzamento com a avenida Antonio de Almeida será aberto, permitindo o acesso direto sem que os veículos precisem passar pela região da rotatória.

Todas as intervenções serão acompanhadas pela estrutura técnica da Prefeitura de Mogi das Cruzes e planejadas para minimizar os impactos na circulação de veículos e do transporte coletivo. Possíveis interdições serão previamente comunicadas à população, com a indicação de alternativas de tráfego.

As intervenções também trarão mais segurança para a circulação dos pedestres que transitam pela região e contarão com acessibilidade adequada.

Histórico

A execução do projeto estava prevista para ser iniciada em 2023, pela empresa Atlântica, concessionária responsável pelo Terminal Rodoviário Geraldo Scavone. A obra seria custeada integralmente pela empresa como forma de contrapartida para melhoria de mobilidade, em razão da instalação de duas empresas na área do terminal.

Em março de 2023, o início das obras pela concessionária Atlântica foi autorizado. A previsão era de que o complexo viário estivesse totalmente implantado neste ano. No entanto, uma ação judicial impediu o início das obras.

Com esta situação e buscando a implementação de um projeto que trará melhorias significativas para as pessoas que atualmente têm problemas com os congestionamentos da avenida Francisco Rodrigues Filho, a Prefeitura de Mogi das Cruzes passou a adotar as medidas para que a obra seja realizada com recursos municipais. Para isso, foi necessário a elaboração documental para a abertura do processo de licitação, certame este que foi iniciado em 2024 e finalizado no início desta semana.