Inspirado na frase do educador Rubem Alves, que diz: “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”, o Clube do Livro da Biblioteca Municipal José Andere, realizará no sábado, 01/11, a ação “Ler e rua é brincar”, uma atividade gratuita de incentivo à leitura, que ocupará o Calçadão de Ferraz de Vasconcelos, das 10h às 14h.

O projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ferraz de Vasconcellos, e integra o programa da pasta municipal intitulado de  “Gira Cultura”, que leva ações culturais para diferentes regiões da cidade.

A proposta une incentivo à leitura e ludicidade em um mesmo espaço. O público poderá participar de jogos educativos, brincadeiras, sorteios de brindes literários e palestras com os escritores regionais, membros do Clube do Livro, que compartilharão suas experiências com o público.

Para o escritor Marcelo Barbosa, idealizador do projeto, a ação representa uma oportunidade de inspirar novos leitores .“Levar a conscientização sobre a importância da leitura para um novo público, se tornou uma missão gratificante para todos do Clube do Livro da Biblioteca. Observamos o quanto a proposta lúdica poderia inspirar pessoas que ainda não têm o hábito de ler, onde a contemplação do edital da PNAB, nos permitirá realizar uma contrapartida social inédita”, afirmou.

Outro item que fez parte da relevância da ação do Clube do Livro da Biblioteca, se deu pelo número de não leitores no Brasil. De acordo com a Associação Nacional de Livrarias, 60% dos brasileiros não leem, e mais de 40% perderam o interesse pelos livros. Em 2023, apenas 16% dos adultos compraram livros no último ano. Em média, o brasileiro lê quatro livros por ano, número inferior ao registrado em outros países.
Apesar do cenário, o levantamento mostra que crianças e adolescentes são os que mais leem: entre 5 e 10 anos, 67% se declaram leitores; de 11 a 13 anos, 84%; e entre 14 e 17 anos, 75%. Especialistas apontam que o preço dos livros, a concorrência com o comércio digital e o uso excessivo das redes sociais estão entre as principais causas do desinteresse.

Com o projeto “Ler e rua é brincar”, o Clube do Livro da Biblioteca José Andere, em Ferraz de Vasconcelos, espera transformar o Calçadão de Ferraz em um grande espaço de convivência e aprendizado, onde ler e brincar se tornarão parte da mesma experiência.