As linhas 11-Coral e 12-Safira, que cortam a região, receberam R$ 33,18 milhões em investimentos entre 2023 e 2024, de acordo com a Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM). Além da conclusão das obras de modernização da estação Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, a companhia promoveu melhorias na estrutura operacional, como instalação de novas cabines de energia.

De acordo com o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro, foi realizada a montagem de aparelhos de mudança de via na Linha 12-Safira, com conclusão em fevereiro deste ano. Também foram instaladas cabines seccionadoras em Itaquá (Linha 12), Ferraz de Vasconcelos (Linha 11) e na estação José Bonifácio ( Linha 11). 

“As estações de Mogi das Cruzes, Braz Cubas, Estudantes e Jundiapeba tiveram seus projetos de modernização iniciados pela CPTM e estão contemplados na concessão das Linhas 11, 12 e 13, que está em fase de consulta pública, ”, acrescentou, em nota. 

Cabines

De acordo com a CPTM, as cabines seccionadoras de tração são instalações de energia localizadas estrategicamente no trecho entre subestações retificadoras e terminais de linhas. A função delas é interromper o fornecimento de energia em uma parte reduzida da linha de contato entre duas subestações, no caso de abertura de um disjuntor das subestações. Isso significa que, em caso de falhas ou serviços de manutenção, o trecho que precisa ser desligado para reparos é menor, o que gera menor impacto negativo e maior flexibilidade na operação dos trens metropolitanos.

Estação Aracaré

Sobre a modernização da Estação Aracaré, iniciada em julho de 2023, Moro afirmou que as obras estão paralisadas no momento.  “Com investimento de R$ 49 milhões e previsão de conclusão para 2025, a obra de adequação para acessibilidade da Estação Aracaré passa por ajustes no projeto com objetivo de abreviar a execução dos serviços. Após finalizados os ajustes a obra será retomada”, explicou, sem definir um prazo.

Já na Estação Itaquaquecetuba, que também passará por reforma, o projeto básico foi concluído e os documentos para a licitação estão em elaboração, de acordo com a companhia. A obra está prevista para ser realizada também no contrato de concessão das linhas 11, 12 e 13. “O projeto, realizado pela CPTM, prevê a reconstrução da estação e conta com adequações dos itens de acessibilidade, além de escadas rolantes, reforma dos sistemas elétricos e hidráulicos, bicicletário, áreas comerciais, criação de uma plataforma adicional e construção de conexão com futuro terminal municipal de ônibus.”

 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98