A visita de animais domésticos e de estimação em hospitais públicos e privados em Ferraz de Vasconcelos poderá ser autorizada em breve. A medida faz parte do Projeto de Lei nº 0171/2024 de autoria do vereador Claudio Roberto Squizato (PV). O texto foi aprovado em primeira discussão na sessão da última terça-feira (14), e deve ser votada em segundo turno na semana que vem.

De acordo com a propositura, a presença de animais domésticos e de estimação nos hospitais públicos e particulares na cidade para visitar pacientes internados aconteceria por um período pré-determinado e sob condições previamente estabelecidas pelas unidades. A proposta, por sua vez, deixa em aberto para que cada local possa definir critérios próprios e a entrada para visitação deverá ser agendada junto à administração do hospital e com a prévia autorização do médico do paciente internado.

O projeto destaca ainda que devem ser cumpridas as normas previstas na lei, de exigências complementares, e também o transporte dos animais dentro do ambiente hospitalar deverá ser feito em recipientes ou caixas apropriadas, de acordo com o tamanho e a espécie de cada animal visitante. Cães de grande porte precisarão estar em guias presas por coleiras e, somente se necessário, com enforcador e focinheiras. O animal terá de estar acompanhado de algum familiar do internado e de pessoa que cuide do bichinho. 

Para Squizato, a presença dos bichinhos ajuda na recuperação de pacientes. A chamada cinoterapia, como é chamada a terapia facilitada por cães, é usada para garantir o bem-estar dos pacientes durante o tratamento, estimulando as funções motoras, a fala, a socialização, e ao mesmo tempo, a autoestima e atenção dos pacientes, sobretudo, de crianças. A Câmara dos Deputados analisa a regulamentação do assunto desde 2021.