O Observatório de Preços do Unipiaget realizou uma pesquisa em 16 comércios localizados nas cidades de Suzano e Mogi das Cruzes para levantar dados relacionados aos preços de ovos de Páscoa e compreender as dinâmicas do comércio local. Ao todo, foram feitas três visitas com intervalos de 4 a 7 dias no mês de março de 2024. Com a pesquisa, foi possível perceber que os preços praticados nas regiões pesquisadas não apresentam grandes variações com exceções pontuais como de um item que chegou a 75% na variação positiva e itens que tiveram variações de até 25% negativo. Isto é, a pesquisa continua sendo a melhor saída quando o assunto é comprar.


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Em Suzano, foram visitados 10 comércios, sendo seis no Centro, três no Miguel Badra e um no Raffo. Os outros seis estabelecimentos ficam em Mogi das Cruzes: três em Jundiapeba e três Mogilar. 

Foram analisados os valores de três tamanhos de ovos de páscoa: número 15 (196-240g), 20 (300-375g) e 21 (480 – 500g) das marcas Lacta, Garoto, Nestlé e Ferrero Rocher. 

Foi possível perceber que no centro da cidade de Suzano, as variações de preços entre a primeira semana (04 a 09 de março) e a segunda semana (11 a 15 de março) podiam chegar a 37% na variação positiva e 25% negativa no mesmo produto. Já na última semana de medição (18 a 23 de março), as variações ficaram entre 15% positivas e 15% negativas. Foi possível perceber que em alguns casos (ovos maiores de n°21) os preços variaram entre 37 % positivo e 24% para negativo na comparação da semana 1 e a semana 2 e permaneceram inalterados entre a semana 2 e a semana 3 conforme demonstrado na tabela 1.

 

image.png 14.41 KB
Fonte: Observatório de Preços Unipiaget

Já no bairro do Miguel Badra, as variações apresentadas foram maiores entre a semana 1 e a semana 2 e chegaram a 16% negativa e 11% positiva no mesmo produto, sendo que na comparação entre a semana 2 e a semana 3 os preços apresentaram variação positiva de 6% e variação negativa de 8% conforme tabela 2. No bairro do Raffo onde foi pesquisado apenas um estabelecimento (único de grande porte na região), as variações ocorreram apenas entre a semana 1 e a semana 2 apresentando uma variação de até +16% e -10% conforme tabela 3.

Tabela 2- Dados do Miguel Badra em Suzano. 

image.png 13.47 KB
Fonte: Observatório de Preços Unipiaget


Tabela 3- Dados do bairro do Raffo em Suzano.

image.png 11.16 KB
Fonte: Observatório de preços Unipiaget


Em Mogi das Cruzes a pesquisa foi realizada em três estabelecimentos de Jundiapeba e três no bairro do Mogilar.

No bairro de Jundiapeba, as variações ocorreram de até + 5% e -7,5%, sendo que todas as variações ocorreram entre a semana 1 e a semana 2, já entre a semana 2 e a semana 3 os preços permaneceram inalterados conforme tabela 4. Em relação ao bairro do Mogilar, foi possível perceber uma variação pequena entre a semana 1 e a semana 2 de até 18% positivo, já entre a semana 2 e a semana 3 foi possível perceber uma variação de até +75% e de até -15% em outro como as maiores variações de preços em um mesmo produto conforme tabela 5.

Tabela 4 – Dados do bairro de Jundiapeba em Mogi das Cruzes

image.png 12.09 KB
Fonte: Observatório de preços Unipiaget


Tabela 5- Dados do bairro do Mogilar em Mogi das Cruzes

image.png 11.74 KB
Fonte: Observatório de preços Unipiaget


As datas comemorativas apresentam uma oportunidade para o comércio alavancar seus negócios e para o consumidor conseguir obter aquilo que deseja. Apesar da alta dos preços do cacau e das grandes variações dos preços entre 2023 e 2024, foi possível perceber que os preços praticados nas regiões pesquisadas não apresentam grandes variações com exceções pontuais como de um item que chegou a +75%s e itens que tiveram variações de até -25%.

O consumidor padrão tem o hábito de ser suscetível a várias influências, como “promoção” e a famosa falta de tempo para as compras. Fica aqui a dica para uma pesquisa de preços com a finalidade de que se possa obter vantagem para o bolso e adquirir aquilo que se deseja.


 Conclusão

Apesar da alta dos preços do cacau e das grandes variações dos preços entre 2023 e 2024, foi possível perceber que os preços praticados nas regiões pesquisadas não apresentam grandes variações com exceções pontuais como de um item que chegou a 75% para mais e itens que tiveram variações de até 25% para menos. Dados como os apresentados só reforçam a ideia que o consumidor deve pesquisar preços, pois, assim como os existem muitas variáveis que podem influenciar os comerciantes a praticarem preços diferentes (prazo de estoque, preço de compra da mercadoria, público-alvo e até mesmo estratégia), os consumidores possuem a vantagem de poder pesquisar e fazer sua escolha mediante as opções apresentadas a eles.

 

Comparação entre dados de 2023 e 2024

Realizando um estudo comparativo entre os dados coletados em 2023 sobre os preços praticados pelos comerciantes na cidade de Suzano (pesquisa realizada pelo Observatório de Preços Unipiaget na época) com os preços praticados em 2024, é possível observar uma variação negativa de 5% para os ovos de número 15 (196-240g) e positiva de 1,6% nos ovos de número 20 (300 – 375g) no centro da cidade de Suzano conforme demonstrado na Tabela 1. Já no bairro do Miguel Badra, o resultado apresentado é o inverso com os ovos de número 15 variando em 0,5% negativo e em 13,7% positivo nos ovos de número 20, comparando os dados coletados no ano de 2023 com 2024 conforme Tabela 2.

Tabela 1- Comparação dos dados coletados em 2023 com os dados coletados em 2024 no centro de Suzano.

image.png 6.59 KB
Fonte: Observatório de Preços Unipiaget


Tabela 2- Comparação dos dados coletados em 2023 com os dados coletados em 2024 no bairro do Miguel Badra em Suzano.

image.png 6.81 KB
Fonte: Observatório de Preços Unipiaget