A "Caravana Meu Bairro, Minha Língua", liderada pelo rapper, professor e ativista cultural Vinicius Terra, chega ao Alto Tiete nesta semana. O projeto, segundo os organizadores, é um convite à redescoberta das raízes, heranças culturais e relações históricas nos territórios periféricos dos países de Língua Portuguesa. A programação acontece a partir desta terça-feira (19) até quinta-feira (21) nas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, com apoio da EDP, distribuidora de energia da região.

 📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

A iniciativa tem como proposta uma imersão na diversidade linguística segundo o rapper:  "Trata-se de um movimento de reflexão, celebração e estudo da Língua Portuguesa através da música e da literatura, a partir dos seus usos em diferentes territorialidades e do protagonismo narrativo das populações de bairros periféricos dos países integrantes da CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa." Terra completa dizendo que a "língua é um retrato identitário de uma comunidade e de sua interrelação entre os diversos territórios".

 

No primeiro momento, a intervenção artística dedica-se à exibição da série "Meu Bairro, Minha Língua", disponível no Globoplay, e videoclipe da canção que foi produzida para o acervo do Museu da Língua Portuguesa. Na sequência, abre um bate-papo sobre os processos de produção internacional entre países de língua portuguesa. A programação ainda convida o Dj Buzu, destaque na cena hip-hop de Portugal. Além disso, Terra e Maze (André Neves) debatem sobre o livro 'Fronteira-Mátria', que marca a estreia dos dois na literatura. 


O projeto é destinado a estudantes da rede de ensino público das regiões, professores, universitários, novos artistas, músicos, poetas e mcs dos locais contemplados. Da mesma forma, conta com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS, com patrocínio da EDP Brasil e apoio do Instituto Camões Brasil/Consulado Geral de Portugal no Brasil.

 

Mais sobre "Meu Bairro, Minha Língua"

O movimento teve início com a canção homônima lançada em agosto de 2021, integrando o acervo do Museu da Língua Portuguesa durante sua reinauguração em São Paulo. O projeto ganhou corpo com o lançamento da série "Meu Bairro, Minha Língua" disponível no GloboPlay, Canal Futura e RTP África.

O ponto alto da iniciativa é "Meu Bairro, Minha Língua — O Concerto", que oficializa no Brasil o Dia Mundial da Língua Portuguesa, estabelecido pela UNESCO em 2019. Com estreia em Brasília em 5 de maio de 2023, o espetáculo musical conta com a coordenação de Vinicius Terra e sua banda de músicos lusófonos, além da participação de artistas representantes de Portugal, Cabo Verde e Brasil.

https://www.instagram.com/meubairrominhalingua/

 Serviço:

"Caravana Meu Bairro, Minha Língua"

Mogi das Cruzes

DATA: 19/03 - terça, das 14h30 às 16h30

Centro Cultural de Mogi das Cruzes (Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, centro)

Itaquaquecetuba

DATA: 20/03 - quarta, às 14h

Local: Instituto Federal de São Paulo (Rua Primeiro de Maio, 500 - Estação Itaquaquecetuba) 

Suzano

DATA: 21/03 - quinta, às 14h30 (montagem e passagem de som a partir das 11h)

Local: Centro Cultural Monteiro Lobato - conhecido como Centro Cultural Colorado (R. Domingos Vitorino, 68 - Jardim Cacique)