A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou uma indicação apresentada na sessão de ontem sugerindo que a Prefeitura realize os estudos necessários para implantação de tarifa zero nas linhas municipais. O documento, de autoria dos vereadores Iduigues Martins (PT) e Marcelo Porfírio da Silva (PSDB), o Marcelo Bras, menciona como exemplo outras cidades da região que já adotaram a medida e destaca sua importância de democratizar o direito de ir e vir para toda a população.
📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!
Guararema, que prevê a gratuidade para um novo contrato de licitação na cidade, e Santa Isabel, que se prepara para a implantação da tarifa zero, foram lembradas, assim como São Caetano, que arca com os custos da iniciativa com valores arrecadados com multas de trânsito, receitas publicitárias no transporte público e vendas de créditos de carbono. “No Brasil já são mais de 100 cidades onde o usuário não paga tarifa. Mogi está ficando cercada de tarifa zero e precisa pensar em adotar esse sistema, porque muitas pessoas deixam de ir em uma consulta ou procurar emprego por não ter o valor da passagem”, justificou.
Segundo ele, a empresa que opera o transporte na cidade hoje já conta com subsídios para conseguir prestar o serviço sem o valor da tarifa, como a isenção de alguns impostos e o custeio de R$ 0,50 centavos em cada passagem por parte da administração municipal.
A vereadora Malu Fernandes destacou os benefícios que a medida traria para a mobilidade urbana da cidade. “Nós vemos debates simplistas, mas as cidades que implantaram mostraram que é possível fazer essa mudança que vai melhorar muito o trânsito”. O mesmo foi defendido pelo parlamentar José Luiz Furtado (PL), que ressaltou também a importância de oferecer o transporte gratuito, mas de qualidade. “As pessoas precisam ter atrativos para usar as linhas, precisam contar com um sistema de qualidade de fato para optar pelo transporte público, que precisa ter seu uso incentivado”.
O vereador Otto Rezende , por sua vez, defendeu a gratuidade e a instalação de sistema de ar-condicionado nos coletivos. "Fiz uma indicação nesse sentido porque a onda de calor que nós enfrentamos nos últimos dias mostrou o quanto isso é necessário", ressaltou.
Terminal
Ainda na sessão, o vereador Edson Santos (PSD) apresentou uma indicação cobrando manutenção no telhado do Terminal Estudantes onde, segundo ele, as goteiras estão por toda parte. "Além da tarifa zero, precisamos do goteira zero.
Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98