A feira de artesanato Mogi Feita à Mão, que já virou tradição aos sábados durante o dia na Vila Helio, centro de Mogi das Cruzes, agora também terá edições noturnas às sextas-feiras, das 17 às 21 horas. A primeira edição será nesta sexta-feira (16). A inclusão de mais dias do comércio de artesãos na agenda de eventos da Vila foi feita para atender a pedidos de frequentadores que não conseguiam ir ao evento aos fins de semana.

"Muitas pessoas nos pediram para que tivessem a opção de ir à feira depois do trabalho durante a semana. E também havia o interesse dos expositores de ampliar o número de dias de evento na Vila Helio, que é um local reservado, mas bem no Centro, por onde passa muita gente todos os dias. Como temos estacionamento particular dentro da Vila, segurança 24 horas e vários estabelecimentos gastronômicos, é um lugar muito convidativo para passear também à noite", explica Fabiola Trovatto, gestora de Comunicação e Marketing do Grupo Marbor, administrador da Vila Helio.

A feira Mogi Feita à Mão é um projeto de Prefeitura de Mogi das Cruzes para valorizar os artesãos locais, que oferecem itens exclusivos para uso pessoal ou para casa, como roupas, bolsas, tapetes, cortinas, panos de prato, objetos decorativos e muito mais.

O Grupo Marbor cede o espaço da Vila Helio para os artistas do Mogi Feita à Mão desde 2022 e, com o sucesso de público, a exposição passou a ser fixa: um sábado por mês, das 9 às 16 horas, e, agora, uma sexta-feira por mês, das 17 às 21 horas. Com a mudança, os frequentadores terão acesso a mais opções de produtos, já que, em cada dia, há itens diferentes e revezamento de expositores.

Mais informações e a programação completa de eventos na Vila: @vilahelio.

Histórico

A Vila Helio foi fundada em 1951 pelo imigrante ucraniano Helio Borenstein. Ele veio para o Brasil de navio, fugindo da perseguição aos judeus em seu país, deflagrada durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. Sem falar português, veio parar em Mogi das Cruzes por engano, mas decidiu ficar, com apenas um marco alemão no bolso (o equivalente a cerca de R$ 3,35 em valores atuais). Começou a vida profissional como entregador de móveis e, com esforço, muito trabalho e visão empreendedora, construiu um patrimônio com muitos imóveis (entre eles, os da Vila Helio), empresas e inúmeros bens pessoais.

Em 2018, a Vila Helio começou a passar por uma grande transformação, patrocinada exclusivamente pelo Grupo Marbor, administrador do local. Com estilo inspirado na arquitetura toscana, o espaço se tornou um centro de gastronomia e serviços a céu aberto, com vários locais de convivência, paisagismo acolhedor e várias opções gastronômicas, além de empresas de diversos setores de prestação de serviço, como dentistas, imobiliárias, escolas, estúdios de tatuagem, transportadora e muitas outras.

A Vila também tem o Memorial Helio Borenstein, que fica na Travessa Vinte e Um de Maio e reforçou o perfil turístico do local, escolhido pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para fazer parte do Programa de Rotas Turísticas do Estado de São Paulo.