No inverno a tendência é de queda no número de doações de sangue nos hemocentros. Na região, os estoques das tipagens O e O- estão baixos e o Hemocentro Transfusão, que atua em Suzano e Mogi das Cruzes, alerta para a importância de doar, mas reforça a necessidade de respeitar o prazo, que varia entre 48 horas e 7 dias, para quem tomou a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com responsável pela Controladoria do hemocentro, Verena Isabelle, os estoques nas unidades dos dois municípios estão satisfatórios, mas a necessidade de novas doações é diária para as tipagens O e O-, uma vez que elas doam para O , A , B , AB , A-, B-, AB-, O-. "Temos bastantes doadores que se preocupam e já fazem doações há muitos anos com a gente. Porém, para atingir o estoque necessário de O+ e O-, precisamos sempre de novos doadores", explicou.

Verena destaca a importância de se atentar ao prazo para doação que precisa ser respeitado por pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19. As doadores que receberam a dose da Coronavac e da Covaxin precisam esperar 48 horas a partir da aplicação. No caso da  AstraZeneca, Pfizer, Janssen, Sputinik V e Moderna, o tempo exigido é de 7 dias.

Para ser doador é preciso seguir alguns pré-requisitos básicos, como ter mais de 18 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições gerais de saúde, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), não estar grávida, não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou cigarro nas últimas 2 horas antes da doação e não ter feito tatuagem, micropigmentação ou colocado piercing nos últimos 12 meses.

O Homecentro Transfusão destacou ainda que para doar é preciso fazer o agendamento prévio por meio do WhatsApp (11) 4752-9999. A medida visa uma melhor organização do estoque e também o conforto do doador.