Suzano - As inscrições para a 7° Mostra Internacional do Curta Metragem do Alto Tietê, popularmente conhecido como Curta Suzano, estão abertas até o dia 30 de junho. O evento está previsto para ocorrer entre os dias 24 e 28 de outubro de forma online e presencial, no Cineteatro Wilma Bentivegna, aberto gratuitamente ao público. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.curtasuzano.com.br/.
A mostra é dividida em quatro categorias, sendo elas o Panorama do Alto Tietê, em uma que curtas da região competem entre si; o Panorama Brasil, para curtas de todo o país; e o Panorama Internacional, que consiste em uma mostra não competitiva aberta somente para filmes do exterior. Em todas as modalidades, as películas devem ter até 25 minutos, independentemente do gênero escolhido.
Há ainda o Panorama Estudantil do Alto Tietê, que após o fim da pandemia de Covid-19 retorna ao cronograma deste ano. A categoria permite a inscrição de filmes regionais produzidos por estudantes até o 3° Ano do Ensino Médio , que vão competir entre si. Escobar Flanelas, um dos fundadores do coletivo Curta Suzano e organizador da mostra, celebrou a volta da categoria e destacou a importância do retorno da participação da juventude.
"Com o Panorama Estudantil, o coletivo Curta Suzano pretende atingir três camadas, que em nosso entendimento devem dialogar de forma consistente: criar público para o cinema, especialmente nacional; fomentar a produção audiovisual entre jovens; e quebrar os paradigmas que deixam a arte, cultura, saúde, sustentabilidade, segurança pública e educação como compartimentos estanques. As experiências vividas têm nos mostrado que o diálogo entre essas instâncias é o que permite criar um organismo social único, dinâmico, ético, proativo e economicamente viável", pontuou Flanelas.
Além disso, esta edição contará com o pitch, em que produtores da região poderão apresentar de forma rápida roteiros para profissionais do mercado audiovisual, visando vendas ou parcerias para produções de seus filmes.
Entre os critérios que serão avaliados pelo júri para a escolha dos vencedores do festival estão roteiro, direção, fotografia, sonoplastia e conjunto da obra.
Público e impacto
Desde o início do festival, em 2017, até a edição de 2022, foram recebidos 1.776 filmes, dentre os quais foram exibidos 98 do Alto Tietê e 28 estudantis também da região. "Somando todas as categorias, geramos um público presencial de mais de 1.100 pessoas e 7.500 online. Ocupamos 10 espaços públicos e sete privados com atividades gratuitas, que resultaram num total de sete oficinas presenciais, seis oficinas online, 18 rodas de conversa online, 12 rodas de conversas presenciais, três shows musicais e sete palestras", contabilizou o organizador.
O Cineteatro fica na rua Paraná, 70, no Jardim Paulista. É possível entrar em contato com a organização pelo e-mail [email protected] ou no Instagram @curtasuzano.
*Texto supervisionado pelo editor