Com a chegada dos meses mais quentes, as cidades da região se preparam para enfrentar possíveis alagamentos e outros prejuízos causados pelos fortes temporais. Por meio da Operação Chuvas de Verão 2022/2023, a Defesa Civil do Estado colabora com o envio de veículos e equipamentos para o Alto Tietê. Entre 2020 e 2022, foram encaminhados para as dez cidades 16 veículos no total e 210 itens para uso dos agentes em ações de prevenção e combate às enchentes e deslizamentos.

No início de dezembro, um evento realizado pela Defesa Civil Estadual reuniu representantes de 177 cidades que fazem parte do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). Na ocasião, foram entregues 477 viaturas da Defesa Civil para 31 municípios paulistas, incluindo os da região. A entrega faz parte da ação de aparelhamento para o fortalecimento das Defesas Civis Municipais. 

Os representantes das cidades participantes do evento puderam acompanhar um ciclo de palestras orientadoras sobre gestão de riscos e desastres e estratégias de comunicação durante a Operação Chuvas de Verão.

Ainda durante a atividade, o órgão explicou que nos meses que antecederam o projeto equipes volantes da Defesa Civil percorreram o Estado capacitando os agentes de defesa civil municipal. Foram realizadas oito oficinas com aulas teóricas e práticas sobre como agir diante de ocorrências, como deslizamento de terra, inundação, montagem de abrigo e gestão de crise. Ao todo foram capacitados cerca de 800 agentes municipais, sendo mais de 30 da região. Esses profissionais são agora multiplicadores em suas cidades de atuação.

A Defesa Civil do Estado informou que trabalha com medidas para minimizar os desastres e proteger a população, especialmente as que residem em áreas mais vulneráveis. O Estado conta com 813 instrumentos de identificação de risco, que atendem 322 municípios com maior vulnerabilidade para deslizamentos e inundações.