Suzano- O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) abriu ontem as inscrições para três workshop voltados para a campanha Outubro Rosa. O período marcado pela conscientização acerca da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero terá reuniões de orientação e incentivo destinadas para até 60 pessoas. É possível realizar o cadastro gratuito mediante a apresentação de documento original com foto e comprovante de residência na sede do órgão municipal (rua General Francisco Glicério, 1.334 - Centro), das 8 às 17 horas.
A primeira atividade ocorrerá em 4 de outubro, a partir das 16 horas, com um workshop voltado ao tema "Sexualidade e transformação do corpo da mulher em tratamentos oncológicos", com condução da terapeuta Daiane Maciel. A palestra abordará questões inerentes à fisiologia feminina diante de processos ou procedimentos de tratamento contra o câncer, relatando experiências e compartilhando sentimentos.
No mesmo dia, haverá também o lançamento do projeto "Guerreiras", iniciativa que conta com parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco e do projeto social "Amigas Parceiras", para retrato de mulheres diagnosticadas com a doença. Durante o workshop, serão exibidas fotografias das primeiras 13 pacientes das instituições mostrando sua evolução e a força da vida.
De acordo com a diretora de projetos especiais do Saspe, Sandra Lopes Nogueira, a inspiração para o projeto teve origem no espírito das guerreiras amazonas. "As lendas retratam este povo exclusivamente feminino como mulheres fortes e lutadoras que superam todas as barreiras juntas. Aqui, no nosso cenário, o paralelo existe porque cada pessoa diagnosticada entra em uma luta sem se entregar ou desistir, assim como as amazonas", relatou.