Alto Tietê - Com menos de duas semanas para o primeiro turno das eleições, não serão apenas os cargos majoritários, como Presidente da República e governador do Estado, que serão escolhidos pelos mais de 1 milhão de eleitores do Alto Tietê no dia 2 de outubro. A escolha dos representantes para o Senado, à Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa também passarão pelo crivo da população. 

No Alto Tietê, são mais de 40 candidatos para deputado federal ou estadual, entre aqueles que buscam a reeleição e quem tenta pela primeira vez ser representante dos pleitos regionais junto ao governo federal e ao Estado. O Grupo MogiNews/DAT prepara uma cobertura especial para o dia 2 de outubro, por meio do Portal News e de suas redes sociais - @moginewsonline. A partir de hoje a reportagem apresenta candidatos que foram convidados a responder a seguinte pergunta: "Caso eleito(a), qual será a sua prioridade para os moradores do Alto Tietê?".

Com o intuito de dar isonomia a todos os candidatos, que têm base na região, foram disponibilizados até 800 caracteres para suas manifestações. Edições foram feitas às respostas para adequá-las ao espaço delimitado. O Grupo MogiNews/DAT segue à disposição das demais campanhas para a divulgação.


Marco Bertaiolli (PSD, deputado federal)

Continuar defendendo Mogi das Cruzes e todo o Alto Tietê, em Brasília. Conquistamos nestes 3 primeiros anos importantes equipamentos, como o aparelho de radioterapia para o Hospital Luzia de Pinho Melo, e destinei ainda emendas para auxiliar as Prefeituras em várias áreas, como pavimentação, segurança pública, até a instalação de um Ginásio do Paradesporto, em Itaquá, duas unidades do Pró-Criança, uma em Arujá e outra em Santa Isabel. Destinei recursos para a instalação da primeira Clínica-Escola do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Mogi das Cruzes, e juntamente com a Santa Casa, vamos construir um novo prédio para o Centro Cirúrgico e para a UTI. As minhas bandeiras são e sempre serão o fortalecimento da Rede Pública de Saúde, a Educação e a ampliação de uma rede de atenção.

Inês Paz (Psol, deputada estadual)

O meu olhar será voltado para as regiões periféricas, onde se encontram as pessoas mais vulneráveis e que mais sofrem, principalmente nesse período pandêmico, em que o custo de vida e os índices de desemprego estão nas alturas, levando a população novamente ao mapa da fome.

Lutarei por uma educação de qualidade para todos, e pela valorização dos profissionais da educação, que enfrentam diariamente o sucateamento das escolas nesses quase 30 anos de governo tucano no estado. E também pela devolução imediata do dinheiro confiscado dos aposentados.

Levarei como bandeiras a criação de políticas públicas para saúde, mulheres, negros e negras, comunidade LGBTQIA, cultura e o cuidado com o meio ambiente. Buscaremos montar uma grande bancada de luta, para que os trabalhadores não percam mais direitos.

Fernanda Moreno (MDB, deputada estadual)

Levar para os demais municípios do Estado a Política de Castração como base do investimento à saúde dos animais e prevenção ao abandono e maus tratos. Levar investimentos aos municípios, que em sua maioria sequer tem um Centro de Controle de Zoonoses ou departamento de cuidado com os animais; retomar o conceito de Saúde Única (ações para pessoas, animais e preservação do Meio Ambiente). Os municípios precisam de um deputado que realmente saiba as necessidade dos animais, dos protetores e protetoras e lute em favor da Causa. Como deputada, quero expandir todo o trabalho que realizei em Mogi para todo o Estado. Falar sobre políticas para pessoas com transtorno de acumulação. Antes de se falar em hospital ter uma sequência nas ações para que de fato acontece de forma harmônica e efetiva.

Edson Cury (PSB, deputado estadual)

Para a área da saúde, minha prioridade é buscar transformar o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos em um Hospital Escola. No transporte, buscar melhorar a infraestrutura para o usuário de trens da CPTM, principalmente com a instalação de banheiros e fraldários nas plataformas. Na Assistência social, buscar a criação de uma clínica para o atendimento a dependentes químicos, além de buscar políticas públicas que respeitem e auxiliem a população mais vulnerável.

Jorginho Abissamra (PSB, deputado federal)

Tenho 35 anos, sou casado, cristão e pai de duas meninas, Sophia e Jade. Sou neto de imigrantes libaneses, seus avós ajudaram a fundar e emancipar Ferraz de Vasconcelos (SP), cidade em que eu e minha família criamos fortes raízes. Trabalho na região do Alto Tietê e em São Paulo, já tendo ajudado mais de 10mil pacientes na luta contra o câncer, tanto no SUS quanto na rede privada. E é com este mesmo empenho, comprometimento e seriedade que quero representar a população como deputado federal sendo o único candidato do presidente Lula na região.