Suzano - O prefeito Rodrigo Ashiuchi vistoriou na noite de anteontem as obras de readequação da primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município, na região norte. Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, e dos deputados federal Marcio Alvino e estadual André do Prado, o chefe do Executivo suzanense alinhou os ajustes finais para entrega do equipamento, que terá capacidade de realizar cerca de 10,2 atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Ortopedia de forma ininterrupta.

A unidade está localizada na altura do número 200 da rua Guarani, no Jardim Revista, em uma área de 940 metros quadrados, o mesmo espaço que abrigaria a Clínica da Família. Dentro do planejamento estratégico da Secretaria Municipal da Saúde, estão projetadas salas de triagem e atendimento com 20 leitos disponíveis, recepção, laboratório clínico e Raio-X, farmácia e outras estruturas essenciais como vestiários e refeitório.

A unidade deve contar com cerca de 200 profissionais para atuar 24 horas. Deste total, estão inclusos 12 médicos e 188 colaboradores que integram as equipes administrativa, de técnicos em radiologia, farmácia, bioquímica, enfermagem e gesso, assim como de diretor técnico, coordenador médico e auxiliares de serviços gerais.

Atualmente, o equipamento está sendo viabilizado de forma administrativa com os processos de qualificação das Ordem de Contratação da Organização Social (OS) e o chamamento público, bem como da obtenção dos instrumentos médicos. A entrega deve ocorrer neste segundo semestre.