Região - Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, desde ontem, podem solicitar a alteração de local de votação para unidades com maior acessibilidade. O prazo, estabelecido pela  Resolução TSE nº 23.674/2021, termina no dia 18 de agosto. Chamada de Transferência Temporária de Eleitores (TTE), tem validade apenas para o pleito deste ano. 

Para a mudança no local de votação, o eleitor deve comparecer no Cartório Eleitoral de seu município, apresentar um documento oficial com foto, indicar o local de votação de sua preferência e preencher um formulário. Em caso do requerimento ser feito por um terceiro, este deve estar com uma autodeclaração do eleitor. Na região do Alto Tietê, os cartórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. A consulta a zonas eleitorais pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) pelo link: https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/consulta-a-zonas-eleitorais 

A mudança permanente do local de votação terminou com o fim do prazo para transferência e regularização dos títulos de eleitor em maio. De acordo com o TRE-SP, o pedido de alteração para as próximas Eleições, disputadas em 2024, poderá ser feito a partir do dia 8 de novembro.

As eleições deste ano serão realizadas no mês de outubro, quando serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.  O primeiro turno será no dia 2, e o segundo turno, dependendo do resultado para presidente e governadores, no dia 30. 

*Texto supervisionado pelo editor.