Suzano- Foi publicada anteontem a lei municipal 5.360/2022, que institui no calendário oficial de Suzano o Dia Municipal dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CAC's), a ser comemorado anualmente no dia 9 de julho, e reconhece no município como atividade de risco a prática esportiva dos CAC's. A legislação é de autoria da vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia.

Na justificativa do projeto, a parlamentar explica que os CAC's "em sua maioria são praticantes de tiro desportivos" e "disputam campeonatos locais, brasileiro e mundial, devidamente vinculados ao Exército Brasileiro".

Segundo a vereadora, "os CAC's são apreciadores do que fazem, são disciplinados, unidos e buscam cada vez mais acabar com o rótulo negativo que se vincula à questão relacionada às armas de fogo". De acordo com Gerice, eles utilizam "apenas armas legalmente adquiridas e devidamente registradas no sistema vinculado ao Exército Brasileiro", que é o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma) - um banco de dados responsável por manter atualizado o cadastro das armas registradas.

"São pessoas com conduta íntegra, pois para conseguir o deferimento do registro, é necessário possuir bons antecedentes criminais, residência fixa, renda comprovada e ser maior de idade", esclarece a vereadora, destacando que só podem ter armas de fogo maiores de 25 anos.

O 9 de julho foi escolhido como Dia Municipal dos CAC's porque é nesta data que se comemora o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932 ou o Dia do Soldado Constitucionalista. "Os colecionadores, atiradores e caçadores também comemoram esta data para falar da liberdade de suas atividades", afirma Gerice.