Mogi - A Câmara Municipal debateu e aprovou na tarde de ontem uma série de indicações ao prefeito Caio Cunha (Pode) com base em demandas da comunidade. No total, sete das 38 indicações protocoladas na última sessão foram ponto de discussão em plenário.

O vereador Carlos Lucareski (PV) apresentou um pedido para a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana para a instalação de um semáforo com botoeira e faixa de pedestre na avenida Francisco Ferreira Lopes, na altura da loja de utilidades Havan e do supermercado Spani, na Vila Jundiaí. Segundo o vereador, são constantes os atropelamentos no local.

Também na área da mobilidade urbana, Milton Lins da Silva (PSD), o Bigêmeos, pediu ao Executivo a divulgação dos novos radares de fiscalização de tráfego com placas e faixas educativas. O vereador reforça que a orientação serve para conscientizar motoristas, e pode evitar freadas bruscas nos novos pontos. Iduigues Martins (PT) e José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, comentaram sobre a necessidade de mais informações sobre o número de acidentes e vítimas fatais em Mogi no período em que os radares ficaram desativados.

Dois vereadores apresentaram pedidos para a iluminação pública: Mauro Yokoyama (PSDB) pediu a manutenção de lâmpadas na praça Francisco Urbano, enquanto que Edson Santos (PSD) solicitou a renovação na Academia da Terceira Idade na rua Menoti del Pichia, no bairro Parque Residencial Itapeti.

O vereador Juliano Botelho (PSB) encaminhou um pedido para o aumento no número de funcionários nas obras do Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) na região do Botujuru, o que seria possível pelo fato das obras estarem 98% concluídas e pelo aumento da arrecadação com o parcelamento de dívidas com a autarquia.

Otto Rezende (PSD) reiterou a indicação 1972/2021, em que pede a instalação de câmeras de monitoramento no Parque Centenário, em Cézar de Souza. Já Edson Alexandre Pereira (MDB), o Edinho do Salão, reforçou a realização de ações educativas e de prevenção no combate às Drogas.

Ordem do Dia

Três itens foram aprovados ontem pela Câmara na Ordem do Dia. O primeiro deles é o Projeto de Lei 68/2022, de autoria do prefeito, para a ratificação de convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento para o programa "Cozinhalimento". O texto segue para o Executivo.

A Câmara também aprovou o projeto de Edson Santos para o título de Honra ao Mérito à empresa Distribuidora de Bebidas Gouveia, e o projeto de Resolução da vereadora Fernanda Moreno (MDB) que altera o número de membros da Comissão Especial de Vereadores (CEV) da instalação do novo Centro de Bem-Estar Animal.