Mogi - O secretário de Segurança de Mogi das Cruzes, Toriel Sardinha, compareceu à Câmara Municipal na manhã de ontem para prestar esclarecimentos sobre a sua atuação durante uma operação do Ministério Público na Ocupação dos Iluminados, localizada na Vila São Francisco há cerca de duas semanas. O pedido para a prestação de esclarecimentos foi feito pela Comissão Permanente de Transportes e Segurança Pública, que desejava ouvir o secretário sobre um momento em que ele teria sacado sua arma na operação.

Estiveram presentes o presidente da comissão permanente, Iduigues Martins (PT); o presidente da Câmara, Marcos Furlan (Pode), integrantes da comissão, outros membros do Legislativo e uma comissão de moradores da Ocupação dos Iluminados.

Iduigues fez críticas à atuação do secretário, referindo-se a ela como um uso exacerbado de força, e que o saque da arma poderia gerar mais tensão entre os demais agentes da Guarda Municipal. O vereador citou outros episódios com o secretário.

Toriel Sardinha reforçou que adotou os procedimentos definidos pela Polícia Federal para o manuseio de armas de fogo, e que fez o saque após ser ameaçado por uma pessoa no local. Ele reforçou que possui mais de 23 anos de experiência como ex-membro das Forças Armadas e da Polícia Civil.

Os vereadores fizeram questionamentos sobre a situação dos ocupantes na Vila São Francisco, além de sugerir protocolos para ações em conjunto.