Mogi - A Prefeitura de Mogi das Cruzes começou nesta semana a instalação dos primeiros equipamentos de fiscalização de velocidade veicular obtidos com o novo contrato homologado no primeiro semestre deste ano.

Agentes a serviço do município foram vistos na avenida Lourenço de Souza Franco, no distrito de Jundiapeba. O local é um dos 15 pontos da cidade que contará com sistema de fiscalização fixa, além de outros 11 pontos com redutor de velocidade e quatro pontos para fiscalização semafórica.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes reiterou que, diferentemente do contrato anterior, a nova licitação aborda a contratação de serviços de tecnologia com soluções de inteligência viária, mensagens para motoristas por painéis, ferramentas para o transporte coletivo e a operação de uma central informatizada.

"Depois da definição do consórcio vencedor, foram feitos os trâmites para a assinatura do contrato e emissão da ordem de serviços, que foi emitida em 13 de junho. Com a ordem de serviço, o consórcio pode iniciar a instalação das estruturas previstas em contrato, que, além dos aparelhos de fiscalização eletrônica, também compreendem a nova central informatizada, painéis eletrônicos, entre outros. No caso específico dos equipamentos de fiscalização eletrônica, será necessária ainda a aferição da parte do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e, após a aferição, acontecerá o período de adaptação, onde o sistema irá funcionar sem autuar", explicou a Prefeitura.

A Administração Municipal não confirmou o cronograma das etapas de instalação, de aferição dos sistemas, do período de testes e autuação. "Qualquer funcionamento de equipamento de fiscalização eletrônica nas vias municipais de Mogi das Cruzes será precedida de implantação de faixas educativas e orientativas nos locais, além de ampla divulgação", afirmou em nota.

A fiscalização de velocidade por câmeras em Mogi das Cruzes está suspensa desde agosto de 2021, com o encerramento do último contrato. (A.D.)