Alto Tietê - O inverno na região Sudeste pode representar, para além do frio e do tempo seco, o aumento no número de queimadas - o que afeta diretamente a região do Alto Tietê. Com isso em mente, as autoridades locais estão buscando soluções para reduzir o potencial de incêndios, principalmente em áreas de preservação ambiental.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a redução das chuvas no período de inverno pode levar à redução da umidade relativa do ar, com temperaturas acima da média em grande parte da região sudeste.
A Defesa Civil de Mogi das Cruzes declarou que os servidores do órgão passam por treinamentos e cursos acerca da estiagem junto à Defesa Civil do Estado, e que o departamento recebeu equipamentos como abafadores e uma bomba costal para a atuação em pequenos focos de incêndio para evitar a propagação. "Este trabalho é realizado em apoio ao Corpo de Bombeiros, que é responsável pelo atendimento de ocorrências desta natureza", informou.
A Prefeitura ressaltou que neste ano não foram registradas autuações por queimadas, enquanto que no ano passado foram 21 multas aplicadas. "Além do trabalho de Fiscalização de Posturas, foi criada a Patrulha Ambiental da Guarda Municipal, que atua junto às áreas de proteção ambiental e de proteção permanente, em ações como orientação, prevenção e combate a ocorrências", explicou.
Em Suzano, a Secretaria de Meio Ambiente informou que atua em vistorias em áreas de maior incidência para queimadas, em ações de conscientização da população e de educação ambiental com os alunos da rede municipal de ensino. "A fiscalização é promovida por demanda recebida pela Ouvidoria Geral do Município. Há dois fiscais para diligências. Neste ano foram lavradas duas ocorrências", detalhou.
Na cidade de Itaquaquecetuba, a Prefeitura mantém a integração das pastas de Meio Ambiente, de Receita e de Segurança com a união da Guarda Ambiental, Defesa Civil e departamento de Posturas, com denúncias captadas pelo telefone da Guarda Ambiental (153) e ações preventivas de patrulhamento. "Todas as equipes possuem treinamentos e plano de contingência para causas emergenciais", ressaltou.
As secretarias de Segurança Urbana e de Meio Ambiente participaram no dia 9 de junho, com outras cidades da apresentação da Operação Estiagem 2022, do governo do Estado.
A Defesa Civil de Poá afirmou que faz o monitoramento das áreas em que incêndios são recorrentes e orienta a comunidade. Segundo a municipalidade, a equipe conta com cinco agentes e um coordenador, além do contingente da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Fiscalização de Posturas. Neste ano foram registradas sete ocorrências de queimada no município.