Região - A procura por atendimento na rede de atenção básica da região aumentou, conforme o levantamento do Grupo MogiNews/DAT junto a Secretarias Municipais de Saúde de Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos. O aumento de casos do novo coronavírus (Covid-19) e as baixas temperaturas influenciam na procura por leitos e medicação para doenças como gripe, bronquite, pneumonia e o agravamento de quadros agudos e crônicos.

Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria de Saúde, nas últimas três semanas o número de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde aumentou em até 25% por conta das queixas de síndrome respiratória, em parte causada pela Covid-19. "Há registro de aumento, mas a maioria é composta por casos leves, com internações em enfermaria. No dia 13 de junho, a contagem era de 19 pacientes internados, sendo 18 de enfermaria e um em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mogi das Cruzes conta com 929 leitos de enfermaria e 232 de alta complexidade", explicou a administração municipal.

A cidade informou que mantém dez leitos de UTI para Covid-19 no Hospital Municipal Pref. Waldemar Costa Filho, em Braz Cubas, após a retomada das atividades, e que a vacinação tem se mostrado efetiva com o não agravamento de casos e óbitos, como ocorrido no ano passado. "Em 14 de junho, os seis pacientes internados por Covid-19 no Hospital Municipal são de casos leves, acompanhados em enfermaria", explicou.

Em Suzano, a Secretaria Municipal de Saúde constatou que o aumento de atendimentos nas últimas três semanas foi de 10%, com a chegada das baixas temperaturas. Atualmente, o município conta com 12 leitos de observação no Pronto-Socorro Municipal no centro da cidade, todos ocupados. "Atualmente, o paciente é mantido em observação no Pronto-Socorro Municipal até a liberação de vaga em hospital referenciado pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). A Prefeitura está discutindo estratégias regionais", informou o comando da pasta.

Em Ferraz de Vasconcelos, a prefeitura registrou um aumento na demanda de pessoas com sintomas de síndrome gripal. Houve uma alta de mais de 100% nos casos leves de Covid-19. Em nota, a Secretaria de Saúde reiterou que está realizando o acolhimento para avaliação de sintomas de síndrome gripal e testes rápidos para o novo coronavírus nos pacientes sintomáticos, mediante disponibilidade de vagas. "A Secretaria de Saúde realiza até o dia 24 a testagem na praça no Centro de Convenções, na região central, para captar pacientes sintomáticos e o levantamento dos casos, para diminuir o fluxo de pessoas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde)", explicou.