Região - O inverno começa hoje e alguns hábitos comuns praticados no período, como tomar banhos mais quentes e demorados, e utilizar aquecedores de ambiente, podem gerar aumento do consumo de energia elétrica. Pensando nisso, a EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, reuniu dicas para evitar o desperdício de energia, mesmo no inverno.
As geladeiras, por exemplo, têm grande participação no consumo total das residências. Por isso, é importante verificar se as portas estão bem vedadas e se o termostato está regulado de acordo com a temperatura externa. Vale lembrar que não se deve colocar alimentos quentes dentro da geladeira, nem secar peças de roupa atrás do equipamento. Estes hábitos fazem com que o motor precise trabalhar mais, gastando mais energia.
O chuveiro elétrico também deve ter uma atenção especial já que em muitas residências é o campeão de consumo de energia, podendo representar cerca de 25% a 35% do total da casa. Nos dias mais gelados, as pessoas costumam aumentar o tempo no banho e usam o chuveiro no modo inverno, o que consome cerca de 30% a mais energia que na posição verão. O ideal para não ter um aumento acréscimo excessivo do consumo no inverno é controlar o tempo do banho - entre cinco e oito minutos, no máximo. É importante lembrar que o tempo no chuveiro também deve ser controlado para diminuir o consumo de água, já que a cada 5 minutos são gastos cerca de 45 litros. Outra dica é programar banhos para o início ou final de tarde, quando a temperatura ainda não caiu muito, e nunca reutilizar resistências queimadas.
Para quem utiliza aquecedores de ambiente, a dica é evitar deixar o aparelho muito tempo ligado. Use apenas se for imprescindível e, se possível, o coloque no modo "soneca", para desligar sozinho quando atingir a temperatura ideal ou tempo desejado. As janelas e portas devem estar vedadas quando o equipamento estiver em uso.
Mesmo com o tempo de iluminação natural menor, a recomendação é aproveitar ao máximo a luz do dia e apagar as lâmpadas que não estiver utilizando.