Região - A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançou na semana passada um edital de licitação para concessão à iniciativa privada da prestação de serviços dentro e fora das estações, incluindo 12 estações do Alto Tietê, com a possibilidade de significativas mudanças na estação Suzano. 

O edital CPTM-PRC-2022/01624 traz o "Projeto Global Varejo", que entrega à empresas ou consórcios o controle de atividades como quiosques, lojas, boxes, máquinas e porta-volumes por 30 anos. A licitação prevê ações nas linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

No Alto Tietê, há espaços nas estações Ferraz de Vasconcelos, Antonio Gianetti, Poá, Suzano, Jundiapeba, Braz Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes pela Linha 11-Coral, totalizando 7.293,90 m². Na Linha 12-Safira, estão incluídas Aracaré, Calmon Viana, Engenheiro Manoel Feio e Itaquaquecetuba, com 121,42 m². Na Linha 11-Coral, a estação com o maior espaço a ser concedido é Suzano, com 6.843,62 m². O local deve receber dois estacionamentos externos, três feiras, um porta-volume (Locker), quatro máquinas dispensadoras, três quiosques e três espaços para food truck. Em Mogi, Estudantes contará com balcão, loja externa, máquina dispensadora e quiosque, um total de 127,46 m². E na Linha 12-Safira, Engenheiro Manoel Feio, em Itaquá, deve receber cinco quiosques e duas máquinas dispensadoras. Segundo a CPTM, a sessão pública para a recepção das propostas deve ocorrer em 19 de julho.