Itaquá - A segunda edição da Avenida Cultural será realizada no próximo domingo. Com o trânsito fechado para veículos, a avenida Vereador João Fernandes da Silva, na Vila Virgínia, vai receber cerca de 40 atrações culturais das 10 às 17 horas. O projeto tem como proposta fomentar o setor cultural na cidade com o uso do espaço público promovendo shows ao vivo, espetáculos de dança, teatro, capoeira e malabares. A expectativa é atrair a população para ocupar a rua.
"Nossa primeira edição já foi um sucesso e agora queremos que seja ainda melhor e maior. Por isso articulamos novidades que vão enriquecer o cronograma de atividades. A Avenida Cultural é pensada nas pessoas que querem consumir arte e cultura de forma gratuita e com segurança", comentou a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.
Um dos pontos altos do dia será a apresentação da quadrilha do Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquaquecetuba (Cemi) e da Vila Maria Augusta. O cronograma também conta com ações promovidas pelas secretarias de Saúde e de Esporte e Lazer.
Serão oferecidas aulas de zumba, jogos de mesa, karatê, capoeira e área livre para a prática de esportes como skate, patins e bicicleta, assim como stands de saúde para aferição da pressão arterial, avaliação bucal e feira de adoção de cães e gatos. Também haverá espaço kids, barracas de artesanato e um espaço gastronômico com food trucks.
Em parceria com o motoclube, um dos espaços da avenida será dedicado à exposição de motos e veículos antigos. Já na parte interna da secretaria (nº 53), uma exposição com cerca de 30 quadros ficará à disposição dos amantes de arte e, na biblioteca, uma bancada literária vai reunir 12 escritores da cidade que vão expor suas obras.