Itaquá - Com a proximidade do segundo semestre, a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba fez um balanço das principais ações deste ano levando em conta os avanços com o início da reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a informatização do atendimento e a contratação de novos médicos.
Em janeiro, a Pasta comandada por Ariana Julião, foi iniciado o projeto de informatização da saúde. Por meio de totens instalados nas unidades, está sendo feita a triagem dos pacientes com reconhecimento facial e armazenamento de dados. Até o momento, as unidades do centro, Jardim Miray e Jardim América receberam o equipamento. O cronograma prevê as próximas instalações no Caiuby e no Piratininga.
A cidade também reforçou o quadro de médicos com 25 profissionais entre pediatras, ginecologistas e clínicos gerais contratados em fevereiro. Simultaneamente, foi iniciado um cronograma de reforma das unidades de saúde até dezembro deste ano. A primeira a ser reformada foi a UBS Caiuby e o cronograma inclui as unidades do Josely, Pequeno Coração e Marengo.
O balanço também apontou as medidas tomadas para a reformulação da saúde com o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps), previsto para ser inaugurado em breve, na região central, e oferecer a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e a comunidade.
Além disso, um novo contrato foi assinado para ampliar os atendimentos de urgência e emergência feitos no Centro de Saúde 24 horas, na Unidade de Pronto Atendimento e no Centro de Saúde Infantil, outro espaço que será entregue em breve. O convênio com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) terá início em 6 de junho e duração de 60 meses.
A Secretaria também recebeu o reforço de três ambulâncias, totalizando cinco veículos, três vans e cinco carros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Campanhas
Entre os destaques dos últimos meses estão as campanhas de vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo, além das ações de combate à dengue e à tuberculose. As atividades movimentam as equipes de saúde de segunda a sexta-feira, além dos plantões de vacinação aos sábados e a busca ativa por bairros com maior incidência de casos de dengue.
Os destaques incluem ainda o avanço das medidas de planejamento familiar com as cirurgias de vasectomia e laqueadura. Apenas na campanha de implantação do dispositivo intrauterino, conhecido como DIU, 204 famílias foram contempladas no primeiro trimestre.