Mogi - A Diocese de Mogi das Cruzes divulgou a programação religiosa para a edição 2022 da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. As celebrações religiosas começam hoje e estão programadas para ocorrer até o dia 5 de junho.

A festa religiosa é uma das mais tradicionais do Brasil e a mais conhecida no Alto Tietê, atraindo fiéis e visitantes das cidades da região. A organização é Diocese de Mogi das Cruzes e da Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo.

Neste ano, a festa tem o lema "Divino Espírito Santo, fazei de mim um instrumento de Vossa paz", com os festeiros Ricardo Lima da Costa e Denise Rezende da Silva, e os capitães de mastro Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego.

A abertura dos trabalhos será amanhã, com a apresentação e troca das bandeiras, marcada para às 16 horas. Segundo o comunicado dos organizadores, neste ano não ocorrerá o evento público na residência dos festeiros. Às 17 horas, ocorrerá a cerimônia de abertura da festa na Prefeitura de Mogi das Cruzes, no Centro Cívico, com a procissão ao Império, e às 18 horas está programado o hasteamento e bênção das novas bandeiras na praça Coronel Benedito de Almeida.

Nesta sexta-feira, a programação religiosa contará com a missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral de Sant'Anna (rua Dr. Paulo Frontin, 366, centro de Mogi). Entre o próximo sábado e 5 de junho, ocorrerão às 5 horas a Alvorada na Praça Coronel Benedito de Almeida e a Santa Missa na catedral, às 19 horas.

No sábado, penúltimo dia da festa, a programação conta com uma caminhada pela Paz e Bem, a partir das 11 horas, com trajeto a ser divulgado. Ao meio-dia, será feita a entrega simbólica do Afogado da Caridade, além da Alvorada e da Santa Missa.

O último dia da festa será marcado pela procissão e a Santa Missa de Pentecostes, a ser celebrada pelo bispo de Mogi das Cruzes. Na sequência ocorrerá a incineração dos pedidos dos fiéis, o fechamento do Império e o sorteio da ação entre amigos.

Segundo a organização do evento, a edição de 2022 excepcionalmente não terá os eventos da Entrada dos Palmitos, o Afogado do Povo, a Passeata das Bandeiras e a quermesse. (A.D.)