A Defesa Civil iniciou ontem a formação da sétima turma do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), voltada para instrução de moradores acerca de sua segurança pessoal e coletiva. O encontro foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque Palmeiras na parte da manhã e será semanal.

A primeira aula coordenada pelos agentes suzanenses contou com a participação dos moradores e líderes comunitários da região e abordou sobre cuidados com incêndios em residências, com exemplos relacionados aos tipos de emergência com fogo e os cursos de ação a tomar. Também foram apresentados equipamentos e utensílios para a contenção e demonstradas técnicas adequadas para as ocasiões.

Esta é a sétima turma do projeto, que começou em 2018, instruindo pessoas com treinamentos de qualificação em primeiros-socorros, prevenção e atendimento em acidentes domésticos, identificação e manuseio de animais peçonhentos e noções de avaliação de estruturas residenciais, identificando possíveis locais com risco de desabamento.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Antônio Wenzler, o Nupdec conta com vários líderes comunitários formados, que estão capacitados para identificar as emergências. "Essa iniciativa que estamos promovendo há quatro anos já foi premiada em nível estadual, então é uma referência que podemos oferecer aos suzanenses", afirmou.

De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, o trabalho de segurança não passa apenas pela ação durante as emergências, mas também antes delas. "Em geral, a proteção municipal é fruto também da atenção e do preparo para estes casos, de forma que eles possam agir de forma adequada, evitando graves consequências", disse.