O grêmio estudantil de uma escola estadual de Mogi das Cruzes participou na última quinta-feira de um evento da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Os representantes dos alunos da Escola Estadual Prof. Cid Boucault, localizada no distrito de Jundiapeba, participaram da cúpula estudantil coorganizada entre a Unesco e o Fórum Estudantil Global (GSF, em inglês), voltada para a iniciativa “Unesco Futures of Education”. O encontro, promovido de forma virtual, reuniu grêmios estudantis de várias partes do mundo, com o intuito de ouvir os estudantes sobre suas experiências em primeira mão, e sugerir mudanças para o ensino.
Igor Henrique, presidente do grêmio estudantil, abriu os trabalhos chamando seus colegas de escola e representantes de classe a avaliar a educação na unidade de ensino e como um todo, apresentando suas experiências. “Temos que nos posicionar hoje e agora sobre a Educação, como forma de representar os anseios que nossos colegas nos depositaram”, afirmou.
Os estudantes falaram sobre o ensino integral e os problemas com a conciliação dos estudos com o horário letivo, uma vez que muitos alunos no Ensino Médio trabalham em meio-período para complemento da renda familiar. Outro ponto foi a falta de infraestrutura e profissionais para aulas práticas. “É uma boa ideia implantar o Ensino Integral, mas faltou uma execução mais planejada”, afirmou um dos estudantes que participou do encontro.
Os alunos também falaram sobre o futuro formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, a partir de 2024, poderá ser segmentado entre eixos do conhecimento. Para os participantes do evento, tal decisão pode trazer problemas para os alunos que precisam decidir no início do ciclo qual caminho seguirão.
Segundo Igor, o encontro também serviu para falar sobre outros temas ligados à educação em Mogi das Cruzes e ao ensino estadual, como a falta de investimentos e os problemas ligados à atual dirigente de Ensino de Mogi das Cruzes - que, na visão do presidente do grêmio estudantil, não está valorizando a educação na cidade.
“O envolvimento com a educação pública de Mogi está ficando escasso, mas podemos mudar isso. A pauta da Unesp de transformar a educação com as experiências dos alunos é importante, e a entidade ficou contente com a nossa atuação”, declarou Igor Henrique.