As cidades de Mogi das Cruzes e Suzano coletaram 296,58 litros de leite humano, entre janeiro e abril deste ano. Neste Dia Nacional do Leite Humano, dia 19 de maio, destacamos o serviço especializado das prefeituras responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Nos primeiros meses de 2022, foram coletados 210,08 litros, em Suzano, e em Mogi, 86,5 litros. Em 2021, no decorrer do ano, o serviço mogiano arrecadou 232,6 litros de leite. Enquanto, no suzanense, apenas nos quatro primeiros meses de 2021, o volume chegou a 252,18 litros.

De acordo com a médica pediatra Iemanjá de Melo Almeida Braga, coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano de Suzano, foi registrada uma leve queda no cadastro de novas doadoras no período de isolamento da pandemia de Covid-19, mas a unidade conseguiu manter o estoque com as mulheres já inscritas. Em Mogi, o cenário foi outro. A coordenadora médica do Banco de Leite Humano Rosângela Cunha informou que, percebeu uma procura maior para doações devido ao isolamento social e à facilidade em conseguir retirar o líquido, separar e doar.

Em Mogi, a coleta é feita nas residências. O serviço, atualmente instalado no Pró-Mulher, recebe o leite doado, pasteuriza e distribui. Rosângela afirmou que há conversas iniciais para a criação de postos de coleta, o que deve facilitar o recebimento das doações. O Banco de Leite deve ser transferido para a Maternidade Municipal, em Brás Cubas, quando for inaugurada. O equipamento aguarda a contratação da organização social (OS) que fará o gerenciamento.

Para doar  

As mulheres interessadas em doar, de acordo com as coordenadoras, devem estar saudáveis, não consumir bebidas alcoólicas, não fumar, ter leite excedente, e se dispor a doar o leite que está sobrando por livre e espontânea vontade. Para auxílio com amamentação, o atendimento é com a mãe e o bebê.

Em Suzano, é possível entrar em contato pelo telefone 4745-3333 (ramal 3379) e fazer pré-cadastro para agendamento de uma visita domiciliar. O Posto de Coleta de Leite Humano funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nas dependências da Santa Casa de Misericórdia, localizada na avenida Antônio Marques Figueira, 1.861, Vila Figueira.

Já em Mogi, as coletas são realizadas nas residências. Mais informações e agendamentos pelos telefones 4798-7343 ou 4798-7344.