Alto Tietê- Faltando menos de 20 dias para o prazo para a regularização dos títulos de eleitor para a participação nas eleições deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) atualizou seus números e mostrou que mais de 124 mil eleitores registrados no Alto Tietê encontram-se com sua situação cancelada.

O número leva em conta os eleitores que ainda não realizaram a verificação biométrica, que não justificaram sua ausência nas últimas três votações, ou que se encontram com pendências com a Justiça ou tiveram seus direitos políticos cassados. O número é maior que o levantamento feito pelo TRE-SP em março deste ano, em que 115 mil pessoas estavam impedidas de votar. 

O maior número de eleitores impedidos está com seu domicílio na cidade de Ferraz de Vasconcelos, onde o total é de 35.618 pessoas. Em segundo lugar está a cidade de Poá, com 26.843. Mogi das Cruzes tem 11.485 pessoas impedidas até o momento de votar nas eleições, e Suzano possui 11.139 pessoas.

O prazo para atualização e regularização do título eleitoral vai até o dia 4 de maio, e pode ser feito tanto presencialmente no Cartório Eleitoral de sua cidade, quanto pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral. O cancelamento do título eleitoral pode implicar em problemas para a emissão de passaporte, contratação em concurso público, entre outros empecilhos.

Jovens e locais

Mais de 1,1 milhão de homens e mulheres do Alto Tietê terão a oportunidade de escolher o próximo presidente da República, o próximo governador do Estado, além de senador, deputados federal e estadual no primeiro domingo de outubro deste ano. Este público está distribuído na região em 410 locais para votação - entre escolas, faculdades e outros pontos - e 3.566 seções, onde cada seção corresponde a uma urna.

A cidade com o maior número de locais de votação é Mogi das Cruzes, com 114 pontos distribuídos pela cidade, e um colégio eleitoral (que é o número total de votantes em um município) de 325.815 pessoas. A cidade com o menor número de eleitores no Alto Tietê é Salesópolis, com 13.011 eleitores, distribuídos em nove locais e 49 seções.

Sobre o número de eleitores na faixa de 16 a 18 anos que se inscreveram para as eleições deste ano, o TRE informou que registrou um aumento de 30% do eleitorado no mês de março, na comparação com os meses anteriores.