Vence hoje, quinta-feira, a terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os proprietários de veículos com placa final 4. Até a data de vencimento, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) há desconto de 5% no valor da parcela. Em caso de atraso, a multa é de 0,33% por dia e juros de mora com base na taxa Selic. Aos que deixarem passar 60 dias do vencimento, a multa é de 20%.
Ainda este mês vence a terceira parcela do IPVA das placas com final 5, 6, 7, 8, 9 e 0, sendo, na próxima segunda-feira, das placas com final 5; na terça-feira, final 6; na quarta-feira, 7, e na sexta-feira, 8. Já no dia 25 de abril, será o vencimento para placas com final 9, e no dia 26, com final 0.
Em 2022, a Secretaria da Fazenda ofereceu a opção de parcelamento do imposto em até cinco vezes, enquanto em outros anos o valor poderia ser dividido em três vezes. Para se adequar ao novo número de parcelas do IPVA, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) alterou os meses de pagamento do licenciamento de acordo com o número final da placa. Enquanto, em 2021, o licenciamento de veículos com placas de final 1 ocorreu em abril, neste ano o prazo para veículos com placas de final 1 e 2 terão prazo até 31 de julho.
O pagamento após o prazo-limite, conforme o número final da placa, gera incidência de multa e juros, além de ser uma infração gravíssima e poder gerar multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de motorista, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Mais informações no site do Detran.SP.