Mogi das Cruzes receberá a partir de hoje até o dia 30 de abril a 1ª Mostra de Arte Orgulho LGBTQIA+, projeto realizado pelo governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, com produção assinada pelo Instituto Criarte, presidido por Mateus Sartori, ex-secretário de Cultura e Turismo do município entre 2013 a 2020.
O projeto aprovado no Proac, programa de fomento à cultura do governo estadual, será realizado no espaço cultural Casa do Jequitibá, local de fomento e difusão da cultura local. A mostra reúne artistas mogianos com apresentação musicais, shows de Drags, DJ, exposição fotográfica, performance de dança e, futuramente, uma atividade virtual com depoimentos dos artistas participantes sobre o mercado da arte e cultura para o movimento LGBT.
Toda a programação é gratuita, mas o projeto prevê a arrecadação de bilheteria voluntária que será inteiramente destinada ao Fórum Mogiano LGBT para apoiar as ações relevantes que o coletivo cultural vem desenvolvendo na cidade. A Casa do Jequitibá fica na rua Barão de Jaceguai, 914, centro. Mais informações pelo telefone: 99886-9187.
"A intenção do Instituto Criarte em realizar a Mostra no município, primeiramente se deu pela potência cultural que a cidade oferece com uma diversidade incrível de artistas e produções culturais que muito engrandecerá a programação, mas nosso objetivo principal está em chamar a atenção para a população LGBTQIA+, que todos os dias precisam lutar contra o preconceito, a homofobia e a intolerância" afirma Sartori.
Já a presidente do coletivo Fórum Mogiano LGBT, Regina Tavares, ressalta a importância da realização do projeto na cidade, valorizando a produção cultural existente no segmento LGBT e por acreditar que ações como essa colocam diariamente na pauta as questões ligadas à intolerância existente na sociedade com as pessoas do movimento LGBT.
Programação:
22 A 30 de abril
Exposição de fotografias de drags e coberturas das Paradas do Orgulho LGBT realizadas em Mogi das Cruzes, de Pedro Chavedar
22 de abril (sexta), às 20 horas
Show de Sandra Vianna com canções autorais, parcerias e interpretações, que priorizam o universo feminino, valorizando sua ancestralidade e fortalecendo o empoderamento da mulher.
23 de abril (sábado), às 20 horas
SADRAK
28 de abril (quinta), às 20 horas
Noite das drags com DJ Ed Monster. Evento dedicado ao encontro de dragqueens, terá no palco shows com Alexandra Braga, Dandara, Sisi Over e Lunnah Adamm´s. O convidado especial da noite, DJ Ed Monster, fará a amarração sonora entre os shows
29 de abril (sexta), às 20 horas
Show de Konny Lee. O cantor e Performer Lucas Garcia se apresentará como a drag Konny Lee. No repertório grandes nomes da música brasileira LGBTQIA+ como: Liniker, Glória Grovve entre outros, trazendo para o show reflexão sobre liberdade, amor e o fim de qualquer tipo de preconceito.
30 de abril (sábado), às 20 horas
Show "De Cara pro Vento", de Khalil Magno. A apresentação é resultado de despretensiosas conversas musicais entre Khalil Magno e Paulo Betzler, encontro de poesia percussiva, de cordas e vocal. No palco, canções autorais de Magno que abarcam diversidades como existencialismo, romance e temas sociais. A dupla convida as pessoas ouvintes para uma viagem sonora.