O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, no distrito de Brás Cubas, retoma hoje, a partir das 7 horas, o atendimento pediátrico. O anúncio foi feito pelo prefeito de Mogi, Caio Cunha (Podemos), ontem nas redes sociais. No vídeo divulgado, ele estava acompanhado pela vice-prefeita, Priscila Yamagami, e pelo secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior.
O Pronto Atendimento Infantil 24 horas foi fechado em abril de 2020, quando o Hospital Municipal se tornou Centro de Referência para Coronavírus na cidade. Com a retomada, de acordo com a Prefeitura de Mogi, voltarão a ser atendidas em consulta e exames de urgência e emergência crianças de até 12 anos, com suporte de leitos de observação e internação em ala pediátrica. A estimativa é que sejam realizados 6.500 atendimentos mensais.
A prefeitura informou que a equipe de atendimento diário infantil no Hospital Municipal será formada por sete médicos, sendo quatro no período diurno e três no noturno. Existe ainda uma proposta em estudo para que pediatras também atendam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jundiapeba.
Além do atendimento pediátrico, o Hospital Municipal volta a atender consultas agendadas de especialidades (ginecologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, vascular, urologia, clínico geral, cardiologia e anestesista); exames diagnósticos, entre laboratoriais e de imagem; e cirurgias eletivas (ginecologia, vascular, urologia, pediátrica, otorrino e cirurgia geral).
A administração municipal salientou ainda que o hospital também passará a receber apenas internações de adultos encaminhadas pelas UPAs e unidades 24 horas, que passam a ser referências para os atendimentos ambulatórias de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. Caso seja necessário, a prefeitura destacou que dez leitos de UTI Adulto estarão disponíveis para eventuais internações de casos graves de Covid-19.
O Hospital Municipal conta com 69 leitos, sendo 23 para internação infantil, 23 pós-cirúrgicos (10 UTI e 13 enfermaria), 13 de clínica médica, e 10 leitos UTI Covid. A equipe conta com 467 colaboradores, sendo cem deles médicos.