Entre janeiro e março deste ano, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em conjunto com a Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo, realizou operações contra o transporte coletivo de passageiros não autorizado em oito cidades da região. As ações em Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano resultaram na apreensão de 33 veículos irregulares, entre 266 abordados. Além das apreensões, as equipes de fiscalização aplicaram 56 autuações.
As ações na região têm como objetivo oferecer mais segurança, qualidade e eficiência às pessoas que utilizam o sistema metropolitano. No primeiro trimestre deste ano, segundo dados da EMTU, Mogi das Cruzes foi o município com maior número de irregularidades registradas, sendo 11 veículos apreendidos e 15 atuados. No total foram averiguados 87 veículos. Em Itaquaquecetuba, 72 veículos foram abordados, 9 apreendidos e 11 autuados. Suzano teve 8 veículos apreendidos e 8 atuados em um total de 43 averiguados.
Seguem abaixo os dados deste primeiro trimestre de 2022:

De acordo com a EMTU, os agentes averiguam carros, vans, micro-ônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal. Nas operações são encontrados diversos tipos de irregularidades, como veículos que apresentam condições inadequadas de funcionamento e conservação, que realizam transporte não autorizado, situação inadequada de condução, veículos não inspecionados ou com a vistoria vencida, entre outros. As multas aplicadas podem chegar a R$ 5.212,22.