Há 53 anos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes presta assistência às pessoas com deficiência. Fundada por Ricardo Strazzi em 27 de março de 1969, atualmente a instituição atende 650 pessoas com deficiência intelectual e múltipla e é presidida por João Anatalino Rodrigues. À frente da diretoria pedagógica está a Ana Paula Nogaroto. Para o dia 10 de abril, um domingo, está agendado o almoço Strogonoff da Apae, a partir do meio-dia. Apesar de ser presencial, ele terá a opção de ser retirado no local, também.
Por dois anos, em razão da pandemia do (Covid-19), a Apae de Mogi das Cruzes, deixou de celebrar a data. Agora, com a retomada das atividades presenciais, a organização voltou a realizar o seu tradicional Culto Ecumênico, na manhã de hoje, em sua sede (na Quadra de Esportes), localizada no Jardim Betânia.
“É com muita alegria e gratidão que celebramos este momento. Anos atrás, em 1969, a Apae iniciava os trabalhos de maneira tímida. O seu Ricardo (fundador) sequer tinha imaginado o quanto ela cresceria, se tornando uma referência regional, estadual e até nacional”, destacou a diretora pedagógica Ana Paula Nogaroto.
Como de costume, a instituição, respeitando as diferentes religiões e crenças, promoveu o Culto Ecumênico, uma iniciativa que reforça o amor ao próximo por meio de mensagens que levam à reflexão, crescimento e aprendizado. Estiveram presentes: o preletor da Seicho-no-ie, Ernani Pereira Júnior; o pastor Valmir Martins da Rocha; o padre Jonatas Diniz, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Sabaúna; o Moré Gabriel Grinberg (representante da colônia judaica do Alto Tietê e diretor religioso da Comunidade Arizal); Hugo Frederico, do Centro Espírita Antônio de Pádua; Agostinho Salem Coelho, da Loja Maçônica União e Caridade IV de Mogi das Cruzes.
Além disso, teve uma apresentação dos alunos da turma do socioeducacional, sob a organização das professoras Patrícia Bispo e Patrícia Coutinho. A autodefensora da Apae, Mariana Diana, representando todos os alunos, deixou a sua mensagem.
Na terça-feira passada a Apae de Mogi das Cruzes recebeu homenagem de Moção de Aplausos e Apoio, em sessão ordinária, na Câmara de Mogi das Cruzes, projeto de autoria do vereador Carlos Lucareski.
“Strogonoff da Apae”
A comemoração segue no dia 10 de abril, quando ocorre o “Strogonoff da Apae”, a partir do meio-dia. Apesar do evento presencial, haverá a opção de retirar no local. A instituição está se preparando para receber um público de 250 pessoas e os convites já estão à venda pelo valor de R$ 25,00 (haverá strogonoff de carne e frango). Bebidas e sobremesas serão vendidas separadamente. Toda a renda arrecadada será revertida para as despesas de recursos próprios.
O dia terá, ainda, música ao vivo com o som de Ricardo Nicolau, que se apresenta no Deck Steak & Burguer, no Alto do Ipiranga (todas as quintas e sextas-feiras e aos sábados), e que o patrocina neste dia de apresentação na Apae. Ele revelou que o público irá ouvir um repertório bem variado, com muito Rock anos 80, MPB, Elvis Presley, Legião Urbana, dentre outros.
A Apae de Mogi das Cruzes é certificada com o ISO 9001. A Organização sem fins lucrativos presta serviços aos munícipes de Mogi das Cruzes e de outras cidades da região (Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Poá).
A instituição está localizada na Rua Carmem de Moura Santos, 134, no Jardim Betânia. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4728-4999.